AtaNews Publicidade 728x90
24/04/2019 às 17h20min - Atualizada em 24/04/2019 às 17h20min

Pesquisa revela que primatas “exibidos” têm testículos menores

MACACOS

HISTORY
Imagem: Charles J Sharp, via Wikimedia Commons
Um novo estudo revelou algo curioso sobre os primatas. De acordo com os pesquisadores, machos dessa ordem de mamíferos que apresentam testículos menores possuem traços físicos mais espalhafatosos. O exibicionismo seria uma forma de compensar o tamanho modesto de suas gônadas.

A pesquisa, promovida por cientistas da Universidade de Zurique em conjunto com a Universidade da Austrália Ocidental, revela que primatas com testículos pequenos usam "distintivos de status" para competir com outros machos pela atenção das fêmeas. Esses traços se apresentam na forma de características físicas exuberantes, como a coloração vermelha no peito dos geladas (babuínos da Etiópia), as jubas dos babuínos-sagrados e os narizes protuberantes dos macacos-narigudos.

Os pesquisadores concluíram que a genética dos primatas precisa "escolher" entre desenvolver características físicas chamativas ou cultivar testículos maiores. Não há energia suficiente para investir nas duas coisas ao mesmo tempo. De acordo com o primatologista Cyril Grueter, coautor do estudo, esses traços físicos exacerbados servem para intimidar outros machos e atrair as fêmeas, oferecendo uma vantagem competitiva aos “exibidos” de gônadas pequenas. 

Por outro lado, primatas menos atraentes possuem testículos mais avantajados pois precisam produzir uma quantidade maior de espermatozoides para aumentar suas chances de fecundar uma parceira, já que eles têm menos oportunidades de copular do que seus concorrentes "bonitões". A pesquisa se concentrou nos primatas porque eles apresentam uma grande variação no tamanho de suas gônadas. Grueter explica que enquanto os testículos de alguns são do tamanho de bolas de tênis, os de outros equivalem a grãos de pimenta.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »