AtaNews Publicidade 728x90
20/04/2019 às 15h39min - Atualizada em 20/04/2019 às 15h39min

Teremos banco de DNA completo até final do governo, diz Sérgio Moro

Ampliação de banco genético é objeto do pacote anticrime.

MBL NEWS
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, afirmou na manhã deste sábado em seu Twitter que até o final do governo Bolsonaro o Brasil terá um banco completo de DNA.

Leia a baixo os tuítes do ministro sobre a medida de se intensificar o uso de um banco de DNA nacional.

“Projeto de lei anticrime. Medidas simples e eficazes contra o crime. Uma das minhas favoritas, a ampliação do Banco Nacional de Perfis Genéticos, o que aumentará a taxa de resolução de investigação de qualquer crime, mas principalmente de crimes que deixam vestígios corporais.

Propomos a extração do perfil genético (DNA) de todo condenado por crime doloso no Brasil. Significa passar um cotonete na boca do preso e enviar o material ao laboratório. Isso passa a compor um banco de dados, como se fosse uma impressão digital.

Diante de um crime, a polícia busca vestígios corporais no local (fio de cabelo, por exemplo), identifica o DNA e cruza com o banco de dados. Tem um potencial muito grande para melhorar as investigações, evitar erros judiciários e inibir a reincidência.

Temos já um banco de DNA no Brasil, mas muito modesto, com cerca de 20 a 30 mil perfis. Reino Unido tem seis milhões e Estados Unidos, doze milhões. Até o final do Governo, teremos nosso banco completo.”

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »