AtaNews Publicidade 728x90
12/04/2019 às 16h16min - Atualizada em 12/04/2019 às 16h16min

Cuidados essenciais ajudam a manter saúde e longevidade

Para 2019, OMS destaca prioridades com a saúde

Educa + Brasil
Foto: Divulgação
Cerca de 73% de todas as mortes no Brasil são atribuíveis às doenças consideradas evitáveis, as chamadas doenças não transmissíveis (DNTs), como as cardiovasculares, respiratórias, diabetes, renais, dentre outras. Esse dado é do último relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), que mostra a dificuldade de manter a prevenção e os cuidados básicos com saúde.
 
De acordo com a lei 8.080, de 1990, a saúde é um direito fundamental do ser humano, sendo dever do Estado prover as condições indispensáveis. E quanto mais cedo o diagnóstico, melhores as chances de tratamento e até cura, como destaca a farmacêuticaLorena Souza da Silva. “O diagnóstico precoce de diversas patologias vai contribuir, muitas vezes, para que o paciente tenha a chance de reverter o quadro, podendo ele ser encaminhado aos profissionais especialistas e, consequentemente, direcionado ao acompanhamento adequado no intuito de deter a progressão e agravamento da doença”, ressalta.
 
Na visão da especialista, alguns motivos contribuem para dificultar a prevenção.  “Existem pessoas que têm receio de descobrir que possui alguma patologia, outras vivem uma sobrecarga do dia-a-dia e de falta de tempo, não priorizando a saúde; e tem aquelas que não têm acesso à informação e esclarecimento sobre a importância do cuidado à saúde”.
 
Independente de sintomas, é prioritário buscar serviço de saúde, realizar um monitoramento através dos exames e do acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, farmacêuticos, odontólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e educadores físicos para que se possa ter uma orientação adequada favorecendo a longevidade.
 
Outro ponto recomendado pela farmacêutica é quanto a prática regular de exercício físico que também contribui muito com a boa saúde. “Existem dois fatores importantes: o motivacional e a disciplina. A pessoa precisa acreditar que a atividade física trará um benefício para sua saúde e, por este motivo, deve incorporar a atividade na sua rotina”, conclui. 
 
Entre as prioridades de saúde para 2019, a OMS destacou 10:
 

1.      Poluição do ar e mudanças climáticas

2.      Doenças crônicas não transmissíveis

3.      Pandemia de gripe

4.      Cenários de fragilidade e vulnerabilidade

5.      Resistência antimicrobiana

6.      Ebola

7.      Atenção primária de saúde

       8.     Relutância em vacinar

       9.     Dengue

      10.    HIV

 


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »