AtaNews Publicidade 728x90
12/04/2019 às 15h24min - Atualizada em 12/04/2019 às 15h24min

Mitos e verdades sobre o Doberman

Curiosidades

Lucas Almeida
Assessoria de Imprensa, Gear SEO
O cachorro Doberman é considerado por muitas pessoas uma raça violenta e agressiva. No entanto, quem possui um pet desses em casa, sabe que a história não é bem assim.
 
Os dobermans são cães que adoram brincar, cheios de energia e amam receber carinho. Para desmistificar todos os boatos que surgem quando falamos da raça, criamos uma lista de boatos e teorias sobre o Doberman e vamos esclarecer todas elas para você!  Confira!

Os dobermans são experimentos de laboratórios nazista? Não!

O Doberman é um cachorro que surgiu na Alemanha, por volta de 1880. Durante a Segunda Guerra Mundial, esses cães tiveram grande importância, já que ajudavam policiais no resgate de pessoas.
 
Devido ao contexto histórico, muitas pessoas acreditavam —  e ainda acreditam —  que os cães foram originados em laboratórios e, por isso, tinham um comportamento mais agressivo que outros raças. Entretanto, é de conhecimento que os dobermans são fruto do cruzamento de uma raça desconhecida com o Pinscher.

Os dobermans quase foram extintos durante a Segunda Guerra Mundial? Sim!

Ainda na Segunda Guerra Mundial, diversos dobermans desapareceram, a ponto e ficarem praticamente extintos. Além de trabalho exercido pela raça, muitos pets também morreram de fome, já que com a degradação da Alemanha, seus cuidadores não tinham condições de alimentá-los.

O nome da raça é homenagem a um cobrador de impostos? Sim!

O nome da raça é homenagem a um dos seus tutores alemães. Louis Doberman era um cobrador de imposto que estava em busca de um excelente cão de guarda para acompanhá-lo em suas cobranças.
 
Por isso, o cobrador decidiu fazer o cruzamento de diversas raças com o Pinscher, até conseguir um cão veloz, forte, com o latido marcante e inteligente. Assim, surgiu o Doberman que conhecemos hoje.

O cérebro de um Doberman cresce demais? Não!

Um dos boatos mais comuns sobre todas as raças que são consideradas agressivas é de que o cérebro cresce mais do que o crânio, resultando em um comportamento mais agitado no pet. Infelizmente, nosso companheiro doberman não está fora desta lista.
 
Por questões científicas, já foi comprovado que essa afirmação é falsa e que, caso algum pet tenha esse tipo de deficiência, a causa é alguma anomalia genética, que deve ser tratada por um especialista e não interfere no comportamento do cão.

Os Dobermans têm problemas de olfato? Não!

Outro mito que gira em torno da raça, seria que os dobermans possuem problemas de olfato e, por isso, teriam dificuldade em fazer o reconhecimento do próprio tutor, resultando na possibilidade de um ataque.
 
Especialistas afirmam que a raça não possui nenhum problema deste tipo, pelo contrário. Os dobermans são extremamente fiéis e excelentes cães de guarda, que farão o máximo para proteger sua casa e sua família.

Os Dobermans ficam surdos quando mordem? Não!

Também existe um mito, afirmando que, durante uma briga, os dobermans ficam surdos e impossibilitados de escutar a voz do próprio dono. A prova de que isso não é verdade é comprovada por adestradores, que ao falarem algum comando, recebem a resposta positiva dos pets.

Os Dobermans foram heróis no atentado de 11 de Setembro? Sim!

O faro, o porte, a velocidade e a inteligência dos dobermans foram extremamente necessários para o resgate de vítimas do atentado às Torres Gêmeas, em 2011. Os cães tiveram um excelente trabalho ao lado da equipe policial e conseguiram resgatar diversas pessoas.
 
Todos os mitos sobre os dobermans podem ser desmistificados quando se vive ao lado deste pet. Por isso, para quem procura um verdadeiro companheiro, que será fiel em todos os momentos e ainda tenha disposição para se divertir, eles são uma excelente opção.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »