AtaNews Publicidade 728x90
05/04/2019 às 14h52min - Atualizada em 06/04/2019 às 23h00min

Conheça o Denarc, o departamento que combate o tráfico de drogas no Estado de São Paulo

Criada em 1987, divisão da Polícia Civil conta com 232 policiais dedicados tanto na prevenção quanto na repressão de crimes vinculados ao narcotráfico

SSP
Foto: SSP
Executar ações de prevenção, investigação e repressão a produção e tráfico de drogas. Estas são as atribuições primordiais do Denarc (Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico), unidade integrante da Polícia Civil do Estado de São Paulo, criada em 1987.

o Denarc atua distribuído entre diferentes unidades auxiliares, tais como a Assistência Policial, a Unidade de Inteligência Policial e a Unidade de Contra Inteligência Policial, além do Goe.

Atualmente, o departamento é dirigido por José Aparecido Sanches Severo, delegado que, há mais de 30 anos, combate a violência e o tráfico de drogas. “A indústria da droga é o maior mercado do mundo. Para combatê-la a Polícia Civil vem trabalhando de forma integrada. O Denarc conta com setores de inteligência e contra inteligência e tem, à sua disposição, recursos digitais e tecnologia de ponto para auxiliar nessa tarefa”, afirma o diretor do Denarc.

O departamento traz em seu organograma três divisões distintas de trabalho. A Dise (Divisão de Investigações sobre entorpecentes) que possui seis delegacias próprias, a Dipe (Divisão de Prevenção e Educação) e a Divisão de Administração.

O delegado Helton Luís J. Padilha, da Assistência Policial do Denarc, explica como se dão, na prática, as operações de prevenção e repressão ao tráfico. “A prevenção é feita pela Dipe, que tem estrutura montada para cursos e palestras educativas e para formação de agentes, além de possuir também apoio psicológico àqueles que procuram pelo departamento por algum problema relacionado ao uso de drogas”, revela.

Já a repressão, de acordo com ele, se dá por meio de investigação especializada. “Que tem a finalidade de apreender drogas, prender os responsáveis pelo tráfico e desmantelar organizações criminosas”, detalha.

O trabalho do Denarc tem impacto direto no bem-estar da sociedade, já que, de acordo com o delegado, a maioria dos crimes graves são relacionados com o tráfico. “O uso de drogas ilícitas é um mal que assola a sociedade como um todo e o seu combate é uma maneira de reduzir todos os demais índices criminais, contribuindo para a sensação de segurança”, explica Helton.
 
Para o especialista em segurança, o combate ao narcotráfico tem que ser ininterrupto e a existência de um departamento com essa exclusiva atribuição é fundamental. “Os policiais podem se dedicar totalmente nas investigações voltadas ao combate ao tráfico e produção de drogas, o que não ocorre nas delegacias que tem competência mais ampla, já que precisam dividir seu aparato na investigação de outros crimes”, finaliza.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »