Índios Pataxós da Bahia visitam Emeb. Índio Poti em Araçatuba

Por
2 Min

Foto: David Prates

Na tarde de ontem (03), índios pataxós visitaram a escola Índio Poti participando do projeto Jogos e Brincadeiras Indígenas de autoria da professora de educação física Taísa Gargantini,  mostrando um pouco de sua cultura para os alunos. Segundo a professora, o objetivo era dar vivência para os alunos,mostrando um pouco da cultura indígena que hoje já não é mais tão divulgada acaba caindo no esquecimento, e as similaridades entre suas brincadeiras e as das crianças indígenas, resgatando e vivenciando dentro da escola o que fosse possível nesses parâmetros. 
IMG-20190404-WA0003.jpg
Taísa fez um levantamento de algumas brincadeiras que seriam adequadas e adaptáveis  para a escola, já que na mesma tem alunos que necessitam de uma atenção especial, onde todos poderiam participar, mostrando onde todos eles são iguais, tanto as crianças “da cidade” quanto as indígenas, que é no brincar, a vontade de brincar. Ela conta que as crianças ficaram espantadas ao ver os índios pessoalmente com seus trajes e pinturas característicos, pois só conheciam por imagem, tanto que muitos perguntaram se eles “eram índios de verdade”. Segundo a mesma foi uma experiência muito emocionante tanto para ela quanto para os alunos da escola.
IMG-20190404-WA0000.jpg
IMG-20190404-WA0005.jpg
IMG-20190404-WA0006.jpg
IMG-20190404-WA0007(1).jpg
IMG-20190404-WA0009.jpg
FONTE: David Prates, especial para o AtaNews