AtaNews Publicidade 728x90
03/04/2019 às 10h18min - Atualizada em 03/04/2019 às 10h18min

AMA ocupa Tribuna Livre para conscientizar sobre autismo

Assessoria de Imprensa da Câmara
Foto: Angelo Cardoso
Em razão do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 02 de abril, a AMA (Associação de Amigos do Autista) de Araçatuba participou da 9ª Sessão Ordinária do ano. Na última segunda-feira (01/04), uma das dirigentes da entidade, Sidney Freitas Ribeiro, ocupou a Tribuna Livre para esclarecer sobre o transtorno e ajudar a derrubar preconceitos.

Foram dez minutos de explicações, inicialmente sobre o dia de conscientização. “A data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 18 de dezembro de 2007 para conscientizar acerca desse transtorno, que afeta mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo”, afirmou Sidney.

Para ela, é muito importante falar sobre o assunto, pois o preconceito e a discriminação ainda persistem. “Isso traz efeitos nocivos para a pessoa com o transtorno. Ou seja, o diagnóstico é sempre recebido com muita dificuldade, pois as famílias nem sempre entendem o significado da síndrome, sendo presas fáceis de uma série de pseudotratamentos ou supostas curas”, alertou.

Nesse sentido, alguns mitos sobre o autismo foram derrubados. “A criança nasce autista, ela não se torna autista”, ressaltou a representante da AMA. “Dizia-se também que a causa do autismo era o fato da criança não ter sido desejada ou amada pela mãe. Outra questão que já caiu por terra”, continuou.

Sidney frisou que o autismo não tem cura, mas pode melhorar ao longo da vida e do tratamento. “Trabalhamos para que as crianças com autismo evoluam tanto que consigam sair do espectro, sejam adultos funcionais, independentes e com autonomia, conquista que se dá por meio de terapias intensivas”, relatou.

O trabalho desenvolvido pela AMA em Araçatuba também foi abordado. Fundada em 1999, a entidade conta com uma equipe multidisciplinar de 60 profissionais, que oferece atendimento gratuito a 130 crianças autistas, residentes em Araçatuba e região. O endereço é rua Dr. Pontes de Miranda, 430, no bairro Morada dos Nobres.

O QUE É?

O autismo é um transtorno no desenvolvimento do cérebro, conhecido por TEA (Transtorno do Espectro Autista). Os principais sintomas são fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem e de relacionamento, “forma literal de agir” e baixa aceitação de mudanças na rotina. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »