AtaNews Publicidade 728x90
02/04/2019 às 10h50min - Atualizada em 02/04/2019 às 10h50min

Calçadão de Araçatuba reforça sistema de monitoramento com quatro câmeras

Investimento da associação dos comerciantes locais e parceria com a Prefeitura garante mais segurança a consumidores e lojistas, com cobertura de toda a extensão do corredor comercial

Assessoria de Imprensa, Marcelo Teixeira
César Braga presidente da Associação dos Lojistas do Calçadão (Alca)
 Nesta semana, quatro câmeras de monitoramento estão sendo instaladas no Calçadão de Araçatuba. Colocados em dois pontos da rua Marechal Deodoro (na esquina com a praça Rui Barbosa e na esquina com a rua Duque de Caxias) e Princesa Isabel (na esquina com a rua General Osório e na esquina com a rua Anita Garibaldi), os equipamentos darão visualização completa do mais antigo e tradicional corredor comercial da cidade. Somadas a outras cinco câmeras já em funcionamento, todas instaladas no cruzamento da Marechal com a Princesa Isabel, o sistema garante ainda mais segurança a consumidores e lojistas do local.
 
 De acordo com o presidente da Associação dos Lojistas do Calçadão (Alca), César Braga, o investimento na ampliação do sistema, que inclui câmeras, cabeamento e software, atende a uma demanda dos comerciantes e faz parte da estratégia da entidade para transmitir tranquilidade aos consumidores em relação à segurança do local. "Embora há muito tempo não tenhamos qualquer registro significativo relacionado à segurança no Calçadão, trata-se de um reforço importante, que atualmente já conta com cinco câmeras centrais e a presença diária de guardas municipais que circulam em bicicletas, motos e viaturas", afirma Braga.
 
Ele destaca ainda que, assim como a localização, o mix de lojas e a diversidade de produtos, a segurança faz parte dos diferenciais do Calçadão de Araçatuba. Dados da Alca indicam que diariamente circulam pelo local cerca de 3 mil pessoas. Aos sábados, a movimentação é ainda mais intensa, chegando a 5 mil pessoas. O número total de trabalhadores nas lojas é de aproximadamente 850.
 
Parceria
As imagens captadas pelas câmeras do Calçadão chegam em tempo real à Central de Monitoramento da Guarda Municipal. Quando uma situação incomum ou suspeita é identificada, os guardas que ficam no Calçadão são acionados, e, em caso de necessidade de reforço, também a Polícia Militar. "Essa parceria é fundamental para a cidade, pois o Calçadão é público, é um cartão postal de Araçatuba e também um indutor de desenvolvimento, pois gera emprego renda, assim como impostos e atrai público de toda a região para gastar no município", analisa Braga.


 
Segundo o secretário municipal de Segurança, Antônio Erivaldo Gomes Assêncio, a parceria e a melhoria do sistema de monitoramento do Calçadão é um bom exemplo de ações da Prefeitura que garantem mais segurança efetiva à população. "Parcerias como essa, do poder público com a iniciativa privada, são muito interessantes para a cidade. Elas permitem ações preventivas e o aprimoramento das estratégias de segurança. Assim, prestamos um importante apoio ao cidadão, pois é ele que fica na ponta desse processo e sente diretamente o resultado de todo esse trabalho", conclui Assêncio.
 
Calçadão
Inaugurado em 1983, o Calçadão de Araçatuba é o mais antigo e tradicional corredor comercial da região Noroeste Paulista. Atualmente, conta com 87 lojas de diversos setores, como alimentos, armarinhos, artigos infantis, bancos, calcados, confecções, cosméticos, departamentos, eletroeletrônicos, móveis, óticas, perfumarias, telefonia, utilidades domésticas etc. O local é uma referência para quem mora em Araçatuba e para aqueles que a visitam.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »