AtaNews Publicidade 728x90
01/04/2019 às 14h22min - Atualizada em 01/04/2019 às 14h22min

Quais os problemas que pode ter com o IPVA atrasado?

Deixar o IPVA atrasado não significa ter apenas mais uma conta pendente. Ele pode levar a sérios problemas, como a perda do veículo. Entenda porque é importante pagar esse imposto em dia.

Por Jeniffer Elaina
O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é uma conta que os proprietários de carros devem estar preparados para pagar todos os anos.
Se por acaso acontecer do IPVA atrasado não entrar na lista de prioridades, os problemas começam a preocupar.

Mas, antes de falarmos disso, a dica é sempre se organizar para manter as contas em dia. Como o IPVA costuma ser cobrado no começo do ano, junto com muitas outras contas, o ideal é guardar uma parcela do 13º salário para isso ou ter uma reserva financeira para arcar com essa dívida.

Agora, se não se organizou corre um grande risco de ficar com o IPVA atrasado e nesse caso é preciso saber o que pode te acontecer.

Meu carro pode ser aprendido por não pagar IPVA?
Essa é uma das primeiras perguntas que surgem para quem deixa de pagar o imposto. Será que o carro pode ser aprendido?
Se estiver andando pelas ruas e for parado em uma blitz, não terá o carro aprendido apenas porque não pagou o IPVA.
Entretanto, não respire aliviado por enquanto. O atraso do IPVA pode resultar em apreensão, mas, por outro motivo que falaremos a seguir.

O IPVA está atrasado. E agora?
Vamos lá. Se atrasou o IPVA não conseguirá regularizar a documentação do carro, por exemplo, licenciar o veículo.
É nesse ponto que está o problema de apreensão. Se todos os anos não fizer o licenciamento, significa que o carro não tem autorização para estar nas ruas. Nesse caso, se for parado por uma blitz poderá ter o carro aprendido.

Então, indiretamente podemos dizer que o IPVA atrasado até pode levar a apreensão do carro.
Se pensou que é só deixar o carro na garagem até conseguir pagar esse imposto e ficará tudo bem, não é bem assim que funciona.

Atrasar por pouco tempo até que pode não ser uma grande preocupação, mas, dependendo do período, o nome pode ser incluído na dívida ativa. Isso significa que a prefeitura está ciente desse atraso é que está “negativando o nome”.

Nesse caso começa uma execução fiscal, o que quer dizer que se não houver uma negociação e quitação dos valores, a pessoa pode perder o bem. Nesse carro a situação é bem pior do que ter o veículo aprendido, pois ele não poderá ser recuperado. 
Outro problema é conseguir fazer ou renovar o seguro do seu carro. A seguradora pode recusar o veículo por ele não estar com a documentação em dia.

Posso parcelar o IPVA atrasado?
Percebeu que atrasou o IPVA é preciso pagar o valor o mais rápido possível. Para quem paga dentro do prazo consegue um desconto para o pagamento do total à vista ou parcelar o valor.

Se o IPVA está atrasado, então, pode esquecer o benefício de pagar em parcelas, será preciso pagar o valor integral acrescido de juros e multa.
O ideal é não deixar o IPVA atrasado, pois assim evitará ter preocupação com documentação e apreensão do carro, além de não ficar com pendências financeiras.

 SeguroAuto.org
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »