AtaNews Publicidade 728x90
29/03/2019 às 14h59min - Atualizada em 29/03/2019 às 14h59min

Cabelo Branco: Tudo que você precisa saber sobre os fios grisalhos

Tem cabelos brancos e pensa em cobrir os fios? Descubra 5 coisas que você precisa saber sobre o cabelo grisalho

Beleza extraordinária
Foto: Instagram @mayemusk
Cabelos brancos parecem ser um verdadeiro mistério para algumas pessoas, principalmente porque eles não têm idade certa para aparecer ou porque alguns fios surgem grisalhos da raiz as pontas em meio a todos os outros fios coloridos.

Por isso, preparamos um guia - incluindo algumas curiosidades! - sobre coisas que você pode não saber sobre o cabelo branco: como é a estrutura do fio grisalho, as várias maneiras de cobrir madeixas brancas e até como manter o cabelo grisalho brilhoso. Confira!  

1. O CABELO GRISALHO NÃO É CINZA: NA VERDADE, ELE NÃO TEM PIGMENTO
O cabelo branco surge quando o organismo deixa de produzir células de pigmento, também conhecidas como melanina, que dá a cor aos fios. Por isso, não é que o cabelo branco tenha a cor cinza: é que eles simplesmente não tem cor alguma. Por isso, as colorações, que contém pigmentos, fixam rápido e saem rápido, já que o fio branco também tem poucos nutrientes para "segurar" a cor. 

2. UMA PARTE DO CABELO BRANCO FICA AMARELA DEVIDO A FALTA DE MELANINA
Se você já analisou um fio inteiro de cabelo branco, provavelmente viu alguma parte amarelada. Isso acontece porque a queratina, proteína que compõe o cabelo, tem um tom naturalmente amarelo. Então, quando o fio perde a melanina, a tonalidade amarela da queratina aparece. 

3. FIOS BRANCOS SÃO MAIS SECOS PORQUE NÃO TÊM NUTRIENTES
Ao tocar um fio de cabelo branco, pode perceber: eles são mais secos, ásperos, frágeis e têm até uma forma diferente dos fios com cor natural. Isso acontece porque, geralmente, o fio grisalho tem as cutículas abertas, o que faz com que percam nutrientes e outros componentes com mais facilidade, o que faz com que eles fiquem secos.

4. SE VOCÊ ARRANCAR UM FIO BRANCO, NÃO VÃO NASCER OUTROS DOIS NO LUGAR
 Você já deve ter escutado que "ao arrancar 1 fio de cabelo, nascem 2". Mas isso não passa de um mito: o que acontece é que todo fio que nasce branco vai continuar nascendo sempre branco, sem pigmentação, no mesmo lugar, já que o folículo desse fio "envelheceu". Cada folículo é capaz de produzir um número certo de fios ao longo da vida, e o processo de nascimento do fio branco se repete até que a "cota" daquele folículo se esgote.

5. SE CABELO BRANCO NÃO FOR GENÉTICO, PODE SER POR ESTRESSE E MÁ ALIMENTAÇÃO
Cabelo branco é genética: se seus pais tiveram fios brancos cedo, provavelmente você começará a ter na mesma idade. Mas também pode ter outras causas, como o estresse e a má alimentação, que fazem com que o organismo deixe de produzir a melanina nos melanócitos - que são as células que formam a matriz dos cabelos. O fio também pode começar a ficar branco devido a falta de vitamina B12, por exemplo, que prejudica a circulação sanguínea nos folículos.

6. PARA USAR COLORAÇÃO, DICA É LEVAR EM CONTA A QUANTIDADE DE FIOS BRANCOS
Para quem pensa em pintar o cabelo para esconder os fios brancos, a dica é levar em conta a quantidade deles. O tonalizante ou a coloração semi-permanente, que não contém amônia e vai saindo com as lavagens, costumam ser mais eficientes para quem tem até 40% de fios brancos. 

Já para quem já tem mais cabelos grisalhos e muito aparentes, vale apostar em colorações permanentes, que contém amônia e penetram na fibra capilar, sem contar que não saem com as lavagens e precisarão de retoques apenas na raiz. 

7. LUZES É UMA BOA FORMA DE DISFARÇAR CABELOS BRANCOS
Outra opção além da coloração permanente ou tonalizante é fazer luzes loiras no cabelo branco, já que os tons mais claros se mistura às mechas grisalhas. Além disso, é uma chance de mudar o visual, né? Aposte na balaiagem ou no ombré hair e intensifique as mechas mais claras no contorno do rosto, para iluminar o look. 

8. VOCÊ TAMBÉM PODE ESCONDER OS FIOS BRANCOS SEM APOSTAR NA COLORAÇÃO PERMANENTE
Se você já pinta o cabelo, mas quer intercalar as colorações, também há uma opção bem prática: os sprays de coloração temporária, que cobrem a raiz branca em segundos! Eles existem nas nuances de preto, castanho e loiro, e pigmentam os fios até a próxima lavagem com shampoo. Aqui, você fica sabendo tudo sobre esse tipo de spray! 

9. O CABELO PODE, SIM, SER GRISALHO E COM BRILHO!
Sim, o cabelo branco pode ser brilhoso e com uma aparência de saudável! Para quem quer assumir o visual grisalho, a dica é intensificar nas hidratações com cremes de tratamento, nutrições e reconstruções para repor os nutrientes que o fio branco deixa de ter - como queratina e ceramidas, por exemplo. 

Linhas de shampoo e condicionador que fortificam os fios, como as que contém arginina, também ajudam a preservar o aspecto do fio branco.

10. LEAVE-IN E ÓLEO CAPILAR SÃO TRUQUES PARA DISFARÇAR O FRIZZ NO CABELO BRANCO
Dois produtos que não podem faltar nos cuidados de quem tem fios brancos - seja para aquelas que assumiram o cabelo grisalho ou para quem pinta os fios - é o óleo capilar e o leave-in, que ajudam a disfarçar o frizz do cabelo. 

Enquanto o óleo ajuda a dar brilho no fio seco, o leave-in ajuda a proteger as madeixas do ressecamento causado pelo secador ou chapinha, além de manter em dia a hidratação.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »