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29/03/2019 às 12h14min - Atualizada em 29/03/2019 às 12h14min

Google é a empresa mais influente do Brasil, seguida por Samsung e Facebook

Canal Tech
Foto: Imagem Ilustrativa
Empresas de tecnologia estão entre as mais influentes para os brasileiros. Pelo menos é o que indica uma pesquisa divulgada na última quinta-feira (28) pela consultoria de pesquisa de mercado Ipsos. A Google lidera o ranking, sendo que já faz quatro anos que a gigante aparece na primeira posição.

O estudo The Most Influential Brands avalia as marcas e seu poder de influência no cotidiano e no comportamento dos consumidores . A Ipsos também considerada a classificação do público em 57 atributos, que analisam o impacto destas marcas na vida dos entrevistados.

A Samsung aparece em segundo lugar, seguida por nomes como Facebook e YouTube. Os resultados mostram a força das empresas de tecnologia no Brasil, pois o ranking ainda inclui duas outras gigantes de tecnologia: Microsoft (6º lugar) e Netflix (9º lugar). As demais empresas são do setor de bens de consumo: Nestlé (5º), Colgate (7º), Johnson & Johnson (8º) e Omo (10º).

"A influência é um valor intangível que as marcas têm e pode provocar mudanças em comportamentos, ações ou opiniões. As marcas mais influentes são importantes porque os consumidores se identificam com elas e estabelecem um forte relacionamento emocional. Eles não podem imaginar as suas vidas sem essas marcas", afirmou o chefe de estratégia de marketing para América Latina da Ipsos, Alan Liberman.

A pesquisa é dividida em cinco dimensões, que são relacionadas ao quesito influência. Em 2018, os brasileiros escolheram Liderança & Inovação (32%) como o valor mais importante de uma empresa, seguido por Confiança (30%), Presença (17%), Responsabilidade Social (16%) e Engajamento (4%).

“Liderança & Inovação e Confiança foram as dimensões mais relevantes, mostrando como os brasileiros são mais receptivos para novidades e tecnologias. A crise global das instituições leva os consumidores a cobrar mais credibilidade e confiança das marcas. Já o Engajamento, que no estudo diz respeito às interações sociais com as marcas, ficou em 5º lugar. Mesmo com grande parte dos brasileiros nas redes sociais, este dado aponta que existem muitas oportunidades para o crescimento das empresas nessa dimensão”, ressaltou Liberman.

Confira o ranking completo das empresas, na comparação com os dados do ano anterior:



"A mudança nas posições não quer dizer que as empresas deixaram de fazer alguma coisa importante no ano, mas sim que outras também se destacaram”, comentou Liberman.

O estudo The Most Influential Brands é realizado em 17 países. No Brasil, a pesquisa entrevistou 1.030 pessoas por meio de um painel online, entre 23 de novembro e 17 de dezembro de 2018.

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