AtaNews Publicidade 728x90
28/03/2019 às 14h14min - Atualizada em 28/03/2019 às 14h14min

Pesquisa sobre mobilidade urbana vai apoiar o desenvolvimento de políticas públicas mais eficientes

Ministério do Desenvolvimento Regional liderou esforço para angariar dados em 51 cidades brasileiras com mais de 250 mil habitantes

Portal Brasil
O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) terá um importante instrumento para auxiliar o planejamento de políticas públicas voltadas à mobilidade urbana nas principais cidades do País, com as informações disponibilizadas na Pesquisa Nacional de Mobilidade Urbana. Esta é a primeira edição da publicação, que está sendo produzida pela Secretaria Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos.

Ao todo, 51 cidades brasileiras com mais de 250 mil habitantes enviaram as informações para o MDR. Elas representam o Grupo 2 do Programa Avançar Cidades - Mobilidade Urbana, iniciativa do Ministério que tem por objetivo melhorar a circulação de pessoas nos ambientes urbanos por meio do financiamento de ações voltadas à melhoria de vias, ao transporte público coletivo, ao transporte por meio de bicicletas e à elaboração de planos de mobilidade urbana e de projetos executivos.

Com base nas informações repassadas pelos municípios, será possível definir estratégias para potencializar o alcance das políticas públicas para o setor, como afirma o secretário de Mobilidade e Serviços Urbanos, Jean Carlos Pejo. “Essa é uma pesquisa pioneira e que vai nos permitir construir políticas públicas, projetos e programas muito mais adequados para a realidade dos grandes e médios municípios brasileiros. Esse é o grande mote da Pesquisa Nacional de Mobilidade Urbana, de nos mostrar o quadro geral do País, com base em dados concretos”, afirmou.

A previsão é que a análise completa dos dados contidos na Pesquisa Nacional de Mobilidade Urbana seja divulgada ainda este ano. Os interessados podem acessar as informações repassadas pelos municípios na página: http://www.cidades.gov.br/mobilidade-urbana/pesquisa-nacional-de-mobilidade-urbana-2018.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »