AtaNews Publicidade 728x90
27/03/2019 às 17h33min - Atualizada em 27/03/2019 às 17h33min

Fragmentos de meteoro podem ser a causa de clarão misterioso em Florianópolis

Meteoros

HISTORY
Uma clarão no céu chamou a atenção de banhistas no litoral catarinense. O fenômeno foi observado por frequentadores de praias do sul da Ilha de Santa Catarina, como Campeche e Joaquina, em Florianópolis. Vídeos mostram algo brilhando com intensidade e caindo em direção ao mar. Especialistas acreditam que a luminosidade pode ter sido provocada pela queda de fragmentos de meteoro.

A torre de controle do Aeroporto Hercílio Luz não relatou anormalidades envolvendo aeronaves. O Corpo de Bombeiros chegou a fazer buscas nas imediações da Ilha do Campeche para se certificar de que não houve a queda de uma aeronave, mas nada foi encontrado. A corporação trabalha com três hipóteses: disparo de sinalizador, descarga atmosférica ou fragmentos de meteoro, apontada como a causa mais provável. A Capitania dos Portos também não recebeu nenhuma chamada sobre naufrágio, o que afasta a possibilidade do uso de sinalizador. 

Marcelo Girardi Schappo, professor que coordena um projeto de observações astronômicas no Instituto Federal de Santa Catarina, também acredita na possibilidade de um fenômeno astronômico. Em entrevista ao site ND+, após analisar os vídeos, ele disse que a bola de fogo avistada pode ser um fragmento maior de um meteoro que entrou na atmosfera terrestre. Segundo ele, esse é um fenômeno comum e que não oferece perigo. 

Confira abaixo os vídeos do fenômeno:



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »