AtaNews Publicidade 728x90
25/03/2019 às 08h40min - Atualizada em 25/03/2019 às 08h40min

Prefeitura realiza 7ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Prefeitura de Araçatuba realizou, de 18 a 22 de março, a 7ª SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho).

Com o tema “Seja Prudente! Sua família não quer você ausente”, a programação foi voltada a todos os servidores municipais, com objetivo de divulgar orientações sobre segurança no ambiente de trabalho.

Todos os dias de reuniões foram abertos com orientações sobre acidentes de trabalho, ministradas pelo técnico em Segurança do Trabalho, Marcos de Moura Barbosa, da SSMT-PMA (Serviços de Segurança e Medicina do Trabalho da Prefeitura Municipal de Araçatuba), e com práticas de ginástica laboral orientada pelo Maurício Rufino Barbosa, fisioterapeuta e presidente do Projeto Bem Estar. O engenheiro de Segurança do Trabalho – SSMT PMA, Sandro Inácio Botelho Cubas, também integrou as orientações iniciais no primeiro dia da XII SIPAT.

Os assuntos abordados nas orientações sobre acidentes foram numerosos e tangentes às rotinas e sistemas dos servidores municipais. Foram tratados temas como a Segurança no Trabalho, como trabalhar com cautela e atenção para evitar a ocorrência de acidentes; Sinalizar os locais onde serão realizados os serviços; Usar os EPI’s – Equipamentos de Proteção Individual e EPC’s – Equipamentos de Proteção Coletiva; Eleição da nova gestão da CIPA 2019/2020 que está em andamento com inscrições abertas; Programas de Segurança do Trabalho em andamento com a empresa vencedora da licitação fazendo as avaliações quantitativas e qualitativas com os servidores de todas as secretarias; “Acidente de Trabalho: O que é?”; acidentes típicos sem afastamento, acidentes típicos com afastamento, acidentes de trajeto; procedimentos em caso de acidente de trabalho e documentos necessários para abertura da CAT – Comunicação de Acidente do Trabalho.

A ginástica laboral integrou os servidores com exercícios de alongamento e esclarecimentos sobre suas funções de reduzir estresse, ansiedade e fadiga, entre outros malefícios; retirar o indivíduo do sedentarismo e socializar os trabalhadores com os que compartilham o ambiente de trabalho.

A semana contou também com palestras específicas, em sua maioria realizadas no auditório do Paço Municipal. Na segunda feira (18), o fisioterapeuta do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), Marcelo Carandina, falou de ergonomia e postura; na terça (19), a palestra sobre direção defensiva e orientação de trânsito foi proferida pelos guardas civis municipais André Luis Da Silva Barbosa e Jorge De Oliveira Siqueira, nas dependências da SMOSP – Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos; quarta-feira (20), sobre primeiros socorros, com o Bombeiro Municipal João Batista Dos Santos Neto; Na quinta-feira (21), Sandra Margarete Exaltação, servidora municipal, palestrou sobre doenças sexualmente transmissíveis, AIDS e hepatites.

A ultima reunião aconteceu na Câmara Municipal de Araçatuba, na sexta-feira (22), onde foram apresentados os membros da CIPA, um vídeo- resumo da semana, palestras sobre acidentes e sobre depressão, além de um café de encerramento.

Encerramento

Foi formada mesa de autoridades, com a vice-prefeita Edna Flor, que representou o prefeito Dilador Borges, a presidente da Câmara Municipal, Tieza Lemos Marques, a presidente da CIPA dos servidores estatutários, Ieda Priscila Cavalheira, a presidente da CIPA dos servidores Agentes Comunitários de Saúde, Andréa Ananias, e o presidente da CIPA dos servidores Agentes de Combate a Endemias, Moacir de Jesus Santos.

A vice-prefeita Edna Flor, considerada madrinha da CIPA, recebeu um botom da CIPA, como forma de agradecimento ao apoio que vem prestando às atividades exercidas pela comissão. Em 2017, logo que assumiu a administração atual, Edna Flor se referiu aos cipeiros como “anjos da prefeitura”, já que os mesmos atuam na prevenção e orientação sobre acidentes de trabalho diariamente.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »