AtaNews Publicidade 728x90
22/03/2019 às 16h47min - Atualizada em 22/03/2019 às 16h47min

Araçatuba vai ganhar um novo Pomar Urbano

Área no Jardim Universo ganhará 45 mudas árvores frutíferas por iniciativa do vereador Dr Flávio Salatino

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Será inaugurado no próximo sábado (23) o segundo Pomar Urbano de Araçatuba (SP). A área de 1.600 m2, no Jardim Umuarama, vai ganhar 45 mudas de árvores frutíferas de 9 espécies: acerola, amora, araçá roxo, cajá-manga, goiaba, guabiroba, jabuticaba, nêspera e pitanga. O Programa Municipal de Pomar Urbano com Árvores Frutíferas foi instituído no ano passado, quando o prefeito sancionou a Lei 7991, de 5 de outubro de 2017, de autoria do vereador Dr Flávio Salatino.
 
O objetivo do parlamentar é contribuir com a preservação dos ambientes naturais no ambiente urbano, principalmente no que diz respeito à flora e à fauna. Segundo Salatino, o Pomar Urbano vem ao encontro dessa expectativa, pois se trata de uma medida socioambiental de complementação vegetal frutífera em regiões urbanas. Ele explica também que o pomar acaba colabora com o equilíbrio do ecossistema, ao servir de atrativo e alimento para diversas espécies animais, como aves, abelhas, borboletas e besouros, que se encarregam de fazer a polinização na natureza.
 
O vereador também destaca que, além de estimular o plantio de árvores frutíferas em locais de propriedade da prefeitura, o programa colabora para o resgate de carbono, a melhoria da arborização e o embelezamento da paisagem da cidade. Também ajuda na preservação e minimização do desaparecimento de espécies da nossa fauna, que se alimentam de frutas, e vêm sendo dizimadas pelo desmatamento e pela desordem urbana.
 
"É uma iniciativa que tem tudo para dar certo. Com menos de um ano, as árvores do primeiro pomar urbano, por exemplo, plantadas no Jardim das Oliveiras, em setembro do ano passado, já estão dando os primeiros frutos. Aquela área de 700 metros quadrados é bem cuidada pelo seu Zé Roberto, vizinho do local, e que se dispôs a fazer esse trabalho voluntariamente. Essa parceria do poder público e da comunidade, em favor do meio ambiente, é fundamental", finaliza o vereador.
 
O Programa
 
O Programa Municipal de Pomar Urbano com Árvores Frutíferas é destinado ao plantio de espécimes frutíferos de pequeno e médio porte nas áreas próprias do município, que estejam ou não sob concessão de terceiros, áreas verdes e institucionais. Observando a legislação ambiental vigente, devem ser adotadas as espécies mais adequados ao local, segundo a natureza do solo, os critérios de paisagismo, a adaptabilidade ao clima, a dimensão da área e a quantidade a ser plantada.
 
A lei também diz que o paisagismo poderá ser substituído pelo plantio de espécimes frutíferos, conforme os critérios definidos, sendo autorizado quando não houver prejuízo à arborização existente; quando houver queda de árvores existentes ou eliminação, devidamente justificada, por deliberação do órgão competente; quando o estado fitossanitário da árvore justificar. E, a critério do poder público municipal, árvores frutíferas de grande porte poderão ser plantadas, desde que observadas a segurança das pessoas e de bens e que não ofereçam qualquer risco à saúde pública.
 
Serviço
 
Evento: Inauguração do 2º Pomar Urbano
Data: 22/03 (sábado)
Horário: 9h
Local: área verde do Jardim Umuarama
Endereço: esquina das ruas Anze Molize e Osvaldo Perego
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »