AtaNews Publicidade 728x90
21/03/2019 às 09h48min - Atualizada em 23/03/2019 às 09h00min

Aprenda a fazer um delicioso caldo com cascas de legumes

Veja como o reaproveitamento de alimentos pode encher suas refeições de sabor, com economia e levando benefícios à saúde

Assessoria de Imprensa
Foto: Imagem Ilustrativa
Nas melhores cozinhas do mundo, os caldos feitos com legumes ou carnes são um item obrigatório para encher de sabor pratos como sopas, arroz, ensopados e risotos. As comodidades da vida moderna fizeram com que os consumidores, aos poucos, deixassem o hábito de consumidor caldos naturais para comprar, nos supermercados, cubinhos industrializados. O que pouca gente se dá conta é que, utilizando as sobras dos legumes usados no dia a dia, como cascas, talos e extremidades, é possível preparar em casa um caldo cheio de sabor e repleto de nutrientes, como vitaminas e sais minerais.

Além de ser uma medida econômica, preparar caldos caseiros ajuda na manutenção da saúde. Alguns tipos de alimentos concentram justamente nas cascas o maior valor nutricional. Um bom exemplo são as cascas de alimentos alaranjados, como cenoura e abóbora, ricos em betacaroteno, antioxidante que auxilia na prevenção do câncer e de doenças cardiovasculares.

Já as folhas das cenouras, que geralmente o feirante corta antes da venda à pedido do cliente, são ricas em vitamina A. Talos e folhas, aliás, são um capítulo à parte quando se fala de nutrição, pois cada vegetal é rico em determinado nutriente, o que mostra o quanto é importante variar a alimentação. As folhas da beterraba são ricas em potássio, mineral que ajuda a regular a pressão arterial. E as da couve-flor possuem fósforo, que ativa e protege a memória.

Veja as dicas  para fazer seus caldos em casa, utilizando sobras de vegetais.

- Higienize os legumes em água corrente, assim que chegar da feira ou do supermercado. Condicione-os no gavetão mais baixo da geladeira. No caso de raízes, como batatas, rabanetes e cenouras, utilize também uma escovinha para retirar resíduos de terra.

- Higienize as sobras, como talos, folhas, cascas, pontas e miolos e reserve-os em um saco plástico ou refratário para acondicioná-las, conforme for utilizando os legumes;

- Tanto talos, quanto folhas de cenoura, beterraba, brócolis, couve-flor e rabanete podem ser aproveitados. Descarte apenas as folhas que estiverem amareladas;
Junte as sobras por até cinco dias, para ter uma boa quantidade, mas não deixe passar desse tempo para que os alimentos não estraguem. Depois, basta colocar em uma panela, cobrir com água fria suficiente para cobrir os legumes e cozinhar em fogo baixo por 30 a 50 minutos. Para dar um toque de sabor, adicione uma cebola descascada e três dentes de alho. Depois que esfriar, basta coar e congelar em forminhas de gelo, para utilizar aos poucos, no dia a dia, em pratos deliciosos e saudáveis;

- Sabe o frango assado de domingo? Muita gente joga fora a carcaça, asas e outras partes com pouca carne, sem imaginar que também rende um caldo delicioso.

- Basta seguir a mesma receita do caldo de legumes e acrescentar essas partes do frango. O segredo para obter um caldo límpido é colocar a carcaça junto com os legumes em água fria e cozinhar aos poucos, pois a água fervente gera uma reação na proteína que deixa o caldo turvo. Não utilize as peles do frango, pois deixam o caldo gorduroso. Os franceses consideram este caldo um ingrediente nobre na cozinha e o chamam de caldo de frango dourado, pois fica com uma cor mais intensa do que o caldo de frango feito com a ave crua.

Gostou das dicas? Então, veja abaixo uma receitinha para colocála em prática na sua cozinha!
 
Parafuso Nutritivo com Frango e Legumes
 
Ingredientes:
1 embalagem de Parafuso de Sêmola Basilar (500g)
½ kg de filé de frango em tirinhas
2 colheres (sopa) de óleo de canola ou soja
4 dentes de alho picados
10 tomates maduros, sem pele, sem sementes e picados
2 folhas de louro
2 xícaras (chá) de mini cenouras
5 buquês de brócolis
1 abobrinha média em cubos
50g de queijo parmesão ralado
Sal a gosto

Modo de Preparo:

- Em uma tigela média, junte o frango e tempere com sal.
- Em uma panela média, aqueça o óleo, refogue o alho, acrescente o frango e deixe fritar até dourar.
- Junte os tomates, as folhas de louro e deixe cozinhar até o tomate ficar macio.
- Acerte o sal, retire as folhas de louro e reserve.
- Em uma panela média, junte as mini cenouras, o brócolis, a abobrinha e deixe cozinhar em água e sal até ficaram macios, escorra e reserve.
- Em uma panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.
- Escorra a massa, acomode em um refratário grande, acrescente o molho de tomate com frango, os legumes e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes.
- Polvilhe o queijo parmesão e sirva a seguir.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »