AtaNews Publicidade 728x90
15/03/2019 às 11h14min - Atualizada em 15/03/2019 às 11h14min

Andreza, Cida, Drika e Gisele: exemplos de mulheres empoderadas

Empresárias e executivas da região dão dicas para que o gênero feminino conquiste cada vez mais espaço e seja valorizado no mercado de trabalho

Karol Verri
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Cada vez mais as mulheres estão ocupando posições de destaque na comunidade e no mercado de trabalho. O empoderamento feminino é uma realidade. Trata-se do posicionamento das mulheres no campo social, político e econômico. Esse poder de participação social garante que elas estejam cientes da luta pelos seus direitos, como a total igualdade entre os gêneros, por exemplo. Na região de Araçatuba (SP), o mercado corporativo tem diversos exemplos de mulheres empoderadas que se destacam em suas áreas de atuação. Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, quatro delas dão dicas para que elas sejam cada vez mais valorizadas.
 
Gisele


 
A engenheira civil Gisele Sartori Bracale é um exemplo de mulher engajada e multitarefa. Ela é sócia-proprietária de uma empresa de serviços de engenharia estrutural, vice-presidente da AEAN (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste), síndica do condomínio onde mora, diretora da UECAR (União das Entidades de Classe de Araçatuba e Região) e voluntária do Observatório Social de Araçatuba.
 
Gisele iniciou a sua vida profissional fazendo estágio em uma empresa de projetos estruturais em concreto. Depois de formada foi efetivada no cargo e, em 1991, fundou a sua própria empresa. "Sou apaixonada pelo meu trabalho, cada projeto é diferente do outro, portanto, um novo desafio sempre. Isto me fascina muito. Já fiz todo tipo de obra: residências, edifícios, pontes, viadutos, obras comerciais, obras industriais, reservatórios para estação de tratamento de água em Jaú e em Araçatuba. No auge da cana-de-açúcar, fiz muitos projetos em usinas, e também já fiz um projeto diferente, um "abacaxi", literalmente; sou responsável pelo projeto da estrutura de sustentação do abacaxi na entrada de Guaraçaí (SP). E também do projeto dos paraboloides hiperbólicos (arcos) em frente à prefeitura de Araçatuba, cujo projeto arquitetônico é do meu saudoso amigo, o arquiteto Paulo Amaral", conta a engenheira.
 
Como dica para a mulher que deseja se destacar no mercado de trabalho, Gisele ressalta que ela deve acreditar em si mesma, trabalhar com amor, estudar sempre e, acima de tudo, gostar do que faz. "Dessa forma, não há chance de dar errado", ensina.
 
Andreza


 
Andreza Franzoi Koeke é advogada e empresária, e mora em Birigui (SP). Ela conta que a sua rotina é dividida entre o escritório de advocacia e a empresa de energia solar fotovoltaica, na qual ocupa o cargo de diretora financeira e jurídica. Na sua agenda, há espaço ainda para as atividades extracurriculares dos filhos, além dos compromissos domésticos.
 
"Acredito que o principal desafio da mulher no mercado de trabalho é justamente administrar o exercício deste acúmulo de funções e responsabilidades do dia a dia, saber como dividir o tempo entre os vários papéis assumidos: de profissional, mãe e mulher, e apreender a lidar com as dificuldades diárias. Devemos ter a certeza de que estamos fazendo o nosso melhor, e desempenhando o nosso propósito", conclui Andreza.
 
Drika


 
A empreendedora Adriana Marini, conhecida como Drika, é proprietária de uma loja de perfumes importados, e na sua rotina de trabalho desempenha as mais variadas funções: é responsável por fazer as compras para o seu estabelecimento, o atendimento, cuidar da contabilidade e gerenciar as redes sociais.
 
 "Para ter sucesso como empresária é preciso estar sempre bem informada e dominar o seu segmento. Estou constantemente em busca de cursos de aperfeiçoamento profissional e conectadas às redes sociais. É necessário estar sempre atualizada a respeito das principais tendências do mercado da perfumaria", conta Drika.
 
Cida


 
Maria Aparecida Nascimento Xavier é um exemplo de mulher batalhadora, que venceu profissionalmente e ainda trabalha para melhorar a vida de outras pessoas. Ela é presidente da diretoria executiva da Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates. Cida, como é conhecida por todos, é graduada em Ciências Contábeis, com pós-graduação em Administração Hospitalar e Administração de Serviços de Saúde Pública.
 
Cida acredita que um dos principais desafios que as mulheres encontram no mercado de trabalho é a discriminação, já que muitos homens ainda acham que sabem mais ou são melhores.
 
"As mulheres possuem um perfil mais detalhista, elas são mais caprichosas. A dica que dou é que a mulher deve ser dedicada e séria no trabalho, pois assim o resultado aparece naturalmente". Para Cida, esses devem ser os diferenciais das mulheres no mercado de trabalho.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »