AtaNews Publicidade 728x90
14/03/2019 às 09h07min - Atualizada em 14/03/2019 às 09h07min

Técnico em Teatro do Senac Araçatuba profissionaliza centenas de atores da região nos seus 10 anos de existência

Patricia Andrik
Assessoria de Imprensa
Foto: Marcelo F. Fernandes
Viver da própria arte sempre pareceu um sonho distante para Larissa Ruffato, de 27 anos. Ex-aluna de teatro do Senac Araçatuba, ela começou a se interessar pelas artes dramáticas ainda na adolescência, participou de algumas produções na escola e chegou até a integrar um grupo amador que percorria cidades próximas com apresentações de peças teatrais. Porém, durante o ensino médio e a faculdade de direito, acabou deixando o teatro de lado.

Foi somente após a graduação, em 2017, conversando com uma amiga e aluna de teatro do Senac Araçatuba, que Larissa resolveu inscrever-se em uma oficina de um mês na unidade. "Nessa época eu tinha amigos que continuavam atuando, fazendo cursos na área e se apresentando, por isso ia sempre nas mostras de teatro promovidas pelo Senac. Não pensava em voltar a atuar, mas aquela oficina acabou se tornando um divisor de águas na minha vida", conta Larissa.

Durante o curso, ela e outras alunas criaram cenas relacionadas à temática do empoderamento feminino. As cenas foram apresentadas aos demais integrantes e emocionaram, inclusive, o docente Heitor Gomes, que resolveu juntar-se ao grupo para dar continuidade ao projeto após o término do curso. 

A montagem foi apresentada durante a Mostra Senac de Artes Cênicas e posteriormente no FESTARA, festival de teatro de Araçatuba, se consolidando oficialmente como espetáculo. Em 2018, o grupo fez novas apresentações muito bem-recebidas pelo público, o que incentivou os atores a inscreverem o projeto no Proac – Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo. No final do ano passado, o projeto foi selecionado e recebeu uma verba de R$ 35 mil, valor destinado à finalização e ampliação da peça.  "Até fazer a oficina do Senac, eu não imaginava que esse lado profissional – o do teatro – ainda estava vivo e presente dentro de mim. Continuo atuando como advogada, mas, agora, com o projeto sendo beneficiado por esse programa do governo, já consigo voltar a acreditar nessa tão sonhada possibilidade de viver da minha própria arte", finaliza.

Histórias como a de Larissa se repetem na unidade desde que os cursos e oficinas de artes dramáticas foram incluídos na programação há dez anos. "Temos inúmeros exemplos de alunos que conquistaram espaço no mundo artístico e seguiram carreira depois de passar por aqui. Isso sem falar nos muitos grupos que se formaram em sala de aula e se profissionalizaram em seguida. É uma grande honra olhar para tudo isso e ver que, ao longo de uma década, conseguimos contribuir para a formação e a ampliação da cena cultural de Araçatuba e região", conta o coordenador da área na unidade, Alexandre Melinsky.

O coordenador explica ainda que, além de oferecer qualificação a quem deseja tornar-se um profissional das artes dramáticas, os cursos de teatro do Senac Araçatuba são muito procurados por pessoas que querem enfrentar a timidez, ou ainda realizar um desejo antigo. "Costumamos receber desde jovens com 17, 18 anos de idade, que querem começar uma carreira, até aqueles que já passaram dos 50, sempre sonharam em fazer teatro, mas não tinham condições. Uma característica muito interessante da arte é que ela está aberta a todo tipo de público, e poder oferecer isso às pessoas, independentemente da fase da vida em que elas estão, nos enche de orgulho", finaliza Alexandre.

Quem tem interesse na área, pode aproveitar: a próxima turma do Técnico em Teatro do Senac Araçatuba começa dia 4 de fevereiro e tem duração de um ano. As aulas são de segunda a sexta-feira, no período da tarde, e ainda há vagas. Para se inscrever e obter outras informações, é só acessar o Portal Senac: www.sp.senac.br/aracatuba.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »