AtaNews Publicidade 728x90
13/03/2019 às 16h46min - Atualizada em 13/03/2019 às 16h46min

Araçatuba recebe 5ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa

David Prates, especial para o AtaNews
Foto: David Prates
O Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos (CMDI), Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa e as secretarias municipais de Assistência Social (SMAS) e de Participação Cidadã (SMPC) realizaram, nesta terça-feira (12), a 5ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa.

O encontro reuniu idosos dos programas da SMAS e autoridades no Sindicato Nacional dos Aposentados de Araçatuba. A conferência reúne representantes do poder público e da sociedade civil organizada para debaterem e decidirem quais são as prioridades nas políticas públicas para os próximos anos com relação aos idosos.

De acordo com o decreto nº 20.577 de 6 de março de 2019, que divulga a realização da conferência, o tema central é “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”, assunto abordado em palestra proferida pela vice-prefeita Edna Flor.



Também foram apresentados os seguintes eixos temáticos: direitos fundamentais na construção e efetivação das políticas públicas, com os sub-eixos: saúde, assistência social, previdência, moradia, transporte, cultura e lazer; educação: assegurando direitos e emancipação humana; enfrentamento da violação de direitos humanos da pessoa idosa; os conselhos de direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação de políticas públicas.

Houve composição da mesa de autoridades, em que participaram o prefeito Dilador Borges, a vice-prefeita Edna Flor, a secretária municipal da SMAS e da SMPC, Maria Cristina Domingues, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Laura Maria Santos Santana; presidente da Câmara, Tieza Lemos Marques, o vereador Rivael Papinha, a ouvidora da SMAS, Suzeli Denys de Oliveira – que no ato representou a presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Deomerce Damasceno, e a vereadora de Guararapes, Luzia Domingues Galvão.  



O evento contou ainda com apresentação e debate das propostas elencadas nas pré-conferências realizadas nos Cras (Centro de Referência de Assistência Social), Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), UBS (Unidades Básicas de Saúde), CCI (Centro de Convivência do Idoso) e ILPs - Instituições de Longa Permanência (asilos). O Centro Universitário Unitoledo foi apoiador da conferência.

“Essa 'Nossa Turma' merece todo o respeito por tudo o que já fizeram por suas famílias e pela nossa cidade, além de toda a experiência que ainda queremos aprender de vocês. Agradeço por essa disposição de todos os que abrilhantaram essa conferência, que possamos, no ano que vem, ter uma presença ainda maior e muitos mais motivos para comemorarmos juntos", saudou o prefeito.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »