AtaNews Publicidade 728x90
08/03/2019 às 09h08min - Atualizada em 08/03/2019 às 09h08min

Confira dicas de como conseguir uma oportunidade de estágio

Do currículo à entrevista, saiba o que fazer para conquistar uma vaga

Educa + Brasil
Foto: Divulgação

Muitos estudantes, ao entrar na graduação, começam a pensar em todas as etapas do curso. Os semestres, as disciplinas, as palestras, as atividades complementares e – claro - o tão sonhado estágio. Uma das etapas fundamentais de uma formação universitária, é durante o estágio que o estudante vivencia na prática o conteúdo aprendido em sala de aula. Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, pequenos detalhes fazem toda a diferença no momento do processo seletivo. Confira algumas dicas para conseguir um estágio em 2019.  

Revise currículo 

O currículo é a sua porta de entrada para a empresa. É o primeiro contato entre a empresa e o possível contratado. Por isso, é importante manter o currículo atualizado, com informações atuais e verídicas. Como o candidato pode ser apto para diversas áreas, é importante que o currículo seja revisado para verificar se as informações estão coerentes com a vaga específica solicitadas pela empresa.

Objetivo currículo

É de costume que os candidatos se empolguem no momento de elaborar o objetivo do currículo, porém menos sempre será mais. Um objetivo simples e direcional, sem clichês sempre será melhor visto. Um exemplo de objetivo é informar o cargo e o setor pretendido.

Ex: Estagiário(a) na área de Comunicação Social 

Pesquise sobre a empresa 

Parece algo simples, mas este é um dos itens que mais aparecem em dicas para entrevistas de emprego ou estágio. As informações encontradas sobre a empresa podem ser incluídas de forma sutil ao longo do processo seletivo. Isso pode ser determinante no momento da entrevista.

Por que eu mereço essa vaga?

É comum que o recrutador faça essa pergunta ou apresente algum tema para que seja elaborada uma redação. Essa parte do processo seletivo é para que se tenha noção da criatividade e a inteligência dos candidatos. Por isso, é importante que se mantenha a calma e consiga juntar o maior número de informações possíveis para que seja colocada no papel. Relacionar habilidades com a vaga, ressaltar qualidades pessoais e profissionais também conta como ponto positivo. Como forma de se preparar para esse tipo de questão, confira exemplos de como responder por que eu mereço essa vaga

Seja você mesmo(a)

A sinceridade e a autenticidade são partes fundamentais de uma carreira de sucesso. Por isso, seja você mesmo. Os recrutadores são treinados para identificar os pequenos deslizes dos profissionais, sendo assim, não adianta mentir. Demonstrar boa vontade em aprender e evoluir cada vez mais é melhor que mentir sobre habilidades que deveria ter e não conseguir cumprir com as atividades necessárias.

Defeitos e qualidades 

Sempre será uma via de mão dupla falar sobre defeitos e qualidades. Por nervosismo, o candidato pode utilizar clichês para se definir e isso costuma eliminar vários estudantes. A sinceridade sempre será a melhor saída e relacionar um defeito com uma ação para amenizá-lo é fundamental.

Ex: Sempre tive dificuldade de falar em público, por isso procurei um curso de oratória para melhorar meu desempenho em frente as pessoas.

Além das habilidades técnicas 

Ter um currículo turbinado com cursos, congressos e palestras já é um diferencial. Mas ressaltar o potencial humano, além das qualificações técnicas é o que pode diferenciar um candidato de outro. Por isso, habilidades como ética, liderança, criatividade e empatia são cada vez mais valorizadas. 


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »