AtaNews Publicidade 728x90
28/02/2019 às 16h03min - Atualizada em 28/02/2019 às 16h03min

Educadora Social de Araçatuba cria projeto de inclusão social utilizando jogos de tabuleiro

David Prates, especial para o AtaNews
Foto: Arquivo
Intitulado CIA OFF - Companhia Offline, o projeto idealizado em fevereiro de 2017 pela educadora social Jéssica Cazelato vem fazendo um trabalho diferente em Araçatuba: Unir inclusão social e atividades lúdicas offline, ou seja, sem a utilização de internet ou eletrônicos.  

Segundo Jéssica, o projeto recebe ajuda de lojas e editoras de todo o país, porque na cidade não se encontram jogos modernos. Eles também aceitam doações de jogos de tabuleiro modernos usados, para agregar as atividades feitas com os jovens que frequentam as reuniões do grupo. 

Um dos projetos mais interessantes da Companhia Offline voltado a adolescentes e jovens se chama QUINTAL(QNTL).



O Projeto QUINTAL(QNTL) surgiu como efeito de pós-eventos no intuito de consolidar ações que realizo desde 2014 com os skatistas na pista, proporcionando encontros entre eles e viabilizando muitas vezes recursos para o skatista iniciante (o primeiro skate e peças, por exemplo), instruindo o jovem adolescente skatista sobre os temas que cercam o “lifestyle skateboard”. Tais encontros acontecem desde Setembro de 2016. Atualmente, nosso público-alvo são adolescentes em geral, entre 12 a 17 anos, sendo os skatistas em maior número. O projeto assiste em torno de 25 adolescentes de forma direta e indiretamente. 

Com isso, surgiu nos encontros a necessidade de algum material estratégico que motivasse o entrosamento deles de maneira dinâmica. E o jogo de tabuleiro moderno foi algo inovador com um efeito surpreendente entre os jovens adolescentes, tendo uma aceitação ótima, criando-se assim um outro projeto em atividade, chamado CIA OFF (Companhia offline), no qual promove momentos “offline” baseados em jogos de tabuleiros modernos de altíssima qualidade, onde discutimos a temática, incluindo premiações, sorteios e atividades em grupo, gerando muita diversão entre os participantes.



INTRODUÇÃO

Gerar um espaço aconchegante com um conteúdo atrativo para adolescentes e jovens (skatistas ou não) visando a inclusão social e a acessibilidade orgânica, incentivando atitudes voluntárias nestas pessoas para com a sociedade e sua carência de conhecimento.

OBJETIVO GERAL

Com um formato de conteúdo inovador e específico para este público, nós queremos motivar o entrosamento destes jovens para que eles consigam relacionar-se com diferentes situações em que a sociedade impõe, desenvolvendo isto em conjunto e diligência de atos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Gerar reuniões incluindo um conteúdo dinâmico e lúdico com introdução de: Jogos de tabuleiro, leitura de livros, debate de assuntos voltados para o público-alvo e sorteios de parceiros, motivando o interesse com a cultura e esporte, ajudando no desenvolvimento do adolescente/jovem.

- Criar vínculos através de atividades em grupo, fora das reuniões.

- Obter um feedback dos participantes para possíveis melhorias do conteúdo e estratégias de como consolidar a atenção do público-alvo.



DEFINIÇÃO DAS ATIVIDADES

Receber os jovens/adolescentes em um ambiente acolhedor, onde é possível gerar diálogos com músicas, lanches, além de um papo com conteúdo e diversão, alcançando assim o objetivo geral de forma estratégica.

JUSTIFICATIVA

Esta ideia surgiu devido ao fato de existirem muitas barreiras a serem quebradas entre adolescentes e jovens skatistas ou não, que os limitam a acreditar e sonhar com um mundo melhor, possível de ser alcançado. Nas atividades, nós buscamos sempre valorizar pequenos gestos como: o poder das escolhas, liberdade, pontualidade, gentileza, comunicação, acessibilidade, empatia, carinho e amor primeiro para cada participante e com isso para com o outro.



O que é o projeto CIA OFF?
https://youtu.be/W4MdQfUEYho

Projeto QNTL - Institucional Demo
https://youtu.be/yiEbYvFJWyg

Fanpage do projeto:
https://www.facebook.com/projetociaoffline


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »