27/02/2019 às 15h17min - Atualizada em 27/02/2019 às 15h17min

Bombeiros de Osvaldo Cruz ministram palestra para professores e funcionários da Educação Municipal de Salmourão

O tema abordado foi a prestação dos primeiros socorros em caso de situações de emergência

Lucas Reis, especial para o AtaNews
O soldado Dênis Jacinto, do Corpo de Bombeiros de Osvaldo Cruz, com o 2º Sargento Antônio Marcos (ao fundo), durante realização da palestra - Foto: Lucas Reis
Os professores, coordenadores e demais funcionários da rede de educação do município de Salmourão participaram durante a noite desta última terça-feira (26), de uma palestra que abordou o tema de Primeiros Socorros, tendo todo o seu conteúdo, dicas e instruções ministrados pelo Corpo de Bombeiros da cidade de Osvaldo Cruz.

Na oportunidade, estiveram presentes na EMEFI Stela Boer Maioli, o soldado Dênis Jacinto e também o 2° Sargento do Corpo de Bombeiros de Osvaldo Cruz, Bombeiro Antônio Marcos, que explicaram detalhes e repassaram instruções aos participantes de como agir em possíveis situações emergenciais, como parada cardiorrespiratória, engasgamento, queimaduras, choques e descargas elétricas (raios).



Os bombeiros também forneceram instruções de como proceder de forma prática para identificação de vítimas em situação traumática, como a constatação de funcionamento do sistema respiratório e cardíaco, além de explicar e simular a forma e frequência correta de realização da massagem cardíaca, que em muitos casos pode ajudar na preservação da vida de uma vítima de acidente, afogamento e diversas outras situações.



Os palestrantes também falaram sobre o socorro que deve ser prestado à crianças e bebês recém-nascidos em caso de engasgamento. O 2° Sargento Antônio Marcos, do Corpo de Bombeiros de Osvaldo Cruz, ressaltou que em todos os casos de emergência, a primeira coisa a se fazer é manter a calma e, em seguida solicitar ajuda para socorrer uma vítima eventual. 



Para facilitar o entendimento dos participantes, os bombeiros relataram casos práticos de ocorrências vivenciadas por eles durante o exercício de sua profissão e também abriram espaço para que todos pudessem esclarecer dúvidas e questionar sobre os procedimentos abordados durante a palestra. 



 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »