26/02/2019 às 10h21min - Atualizada em 26/02/2019 às 10h21min

Começam os cursos gratuitos do Via Rápida e Prefeitura

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Começaram, nesta segunda-feira (25), os cursos gratuitos de mecânica e elétrica automotiva oferecidos através da parceria entre a Prefeitura de Araçatuba e o programa Via Rápida, do Governo do Estado de São Paulo.

As aulas acontecem em uma carreta adaptada, instalada ao lado da loja Havan, empresa que está contribuindo com a cessão do espaço, doação de energia elétrica, água e utilização dos banheiros, para a realização dos cursos de mecânico de direção e freios, eletricista de veículos automotores e o curso de mecânico de automóveis.

Cada aluno ganhou, neste primeiro dia, uma bolsa contendo apostila, caderno, lápis, caneta e borracha para as aulas teóricas. Para as aulas práticas, os alunos aplicarão seus conhecimentos em exemplares de motores automotivos, injeção eletrônica, sistema de elétrica automotiva, direção hidráulica, entre outros equipamentos.

Cada um dos cursos, com duração de 20 dias, são coordenados pela Fatec Araçatuba. Participam do Programa pessoas maiores de 16 anos, alfabetizadas e que residam no Estado de São Paulo. Foi dada a prioridade aos candidatos que estejam desempregados, com maior idade, baixa escolaridade, mulheres arrimos de família e pessoas com maiores encargos familiares.

Dentre os objetivos do Programa Via Rápida Emprego, estão promover o aumento de competitividade da economia paulista mediante a qualificação e formação profissional dos trabalhadores residentes no Estado de São Paulo; preparar a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho; habilitá-los ao exercício dos seus direitos à cidadania; aumentar a probabilidade de obtenção de trabalho e de geração ou elevação de renda, reduzindo os níveis de desemprego e subemprego; contribuir para o desenvolvimento local e regional, entre outros.

Fizeram a recepção dos alunos o prefeito Dilador Borges, a vice-prefeita Edna Flor, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho (SMDERT), também à frente das pastas de Desenvolvimento Agroindustrial e de Turismo, Marcelo Astolphi Mazzei, o assessor executivo da Secretaria de Desenvolvimento Agroindustrial, Arnaldo Vieira Filho e o diretor da Fatec (Faculdade de Tecnologia) Centro Paula Souza Araçatuba, Giuliano.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »