AtaNews Publicidade 728x90
26/02/2019 às 09h12min - Atualizada em 26/02/2019 às 09h12min

Carnaval: veja funcionamento das Secretarias e órgãos públicos

Governo do Estado de São Paulo
Foto: Divulgação
EDUCAÇÃO

As escolas da rede estadual irão seguir o decreto do Governo de SP e suspender o expediente nos dias 4 e 5 de março, retomando as atividades a partir das 12h do dia 6, Quarta-feira de Cinzas.

Nos dias 6, 7 e 8 de março está previsto o planejamento escolar, conforme Resolução SE nº 64/2018 : (_II – Períodos de atividades de planejamento/replanejamento e avaliação, nos dias 06, 07 e 08 de março, e, nos dias 29 e 30 de julho, respectivamente, no 1º e 2º semestres).

Assim, não haverá aulas entre os dias 4 e 8 de março, apenas expediente administrativo a partir das 12h do dia 6 e nos dias 7 e 8 de março.

SAÚDE

Os hospitais estaduais, os prontos-socorros e setores de internação vão funcionar normalmente, entre os dias 2 e 6 de março, mas os setores ambulatoriais não funcionarão durante o feriado. O atendimento retorna normalmente após às 12h do dia 6, conforme o decreto estadual 64.112, publicado em 15 de fevereiro.

O atendimento nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) de Américo Brasiliense Botucatu, Ituverava, Jales, Santo André, Santos, São Carlos, São José dos Campos, Santa Fé do Sul e Votuporanga seguirão o decreto. Os demais voltarão ao funcionamento normal a partir das 7h da quarta-feira (6).

O Centro de Referência do Idoso na Zona Norte (CRI-Norte) volta a funcionar normalmente no dia 6, quarta-feira, das 7h às 18h. Já o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), na Zona Leste, também segue o decreto.

A Farmácia de Alto Custo Maria Zélia funcionará no sábado (2), das 8h às 14h, na segunda-feira (4), das 7h às 19h, e voltará a funcionar normalmente na quarta-feira (6), das 7h às 19h. Já a farmácia de Guarulhos funcionará na segunda (4) e na quarta (6), das 7h às 19h.

As farmácias de Campinas, Presidente Prudente e Rio Preto funcionarão na segunda (4), das 7h às 17h, e retornarão ao expediente normal na quarta-feira (6). As farmácias de Santo André, Bauru e Votuporanga estarão fechadas entre os dias 2 e 5, retomando o funcionamento na quarta-feira (6), das 8h às 16h.

As farmácias de Franca e Ribeirão Preto estarão fechadas de sábado (2) a quarta-feira (6), com funcionamento integral a partir de quinta-feira (7). As demais Farmácias de Alto Custo seguirão o decreto estadual, retomando as atividades na quarta-feira (6), após às 12h.

As Farmácias Dose Certa estarão fechadas de sábado a quarta-feira. As unidades São Mateus, Mandaqui, Pedreira, Barra Funda, Itaquera, Clínicas e Saúde retornarão as atividades no dia 7 de março, a partir das 8h, em expediente normal. A unidade Sé estará aberta no dia 7 de março, a partir de 7h.

A Fundação Pró-Sangue terá esquema especial para os postos de doação. A unidade das Clínicas funcionará durante o feriado, das 8h às 17h – com exceção do domingo (3), quando estará fechada. O posto do Regional de Osasco funcionará no sábado (2), das 8h às 16h; na segunda (4), das 8h às 16h30, e voltará a funcionar normalmente na quarta (6), das 8h às 16h30.

O Posto Mandaqui funcionará apenas na segunda (4), das 8h às 16h30, e quarta (6) voltará a funcionar normalmente. A unidade do Hospital Dante Pazzanese ficará fechada e voltará a funcionar na quinta-feira (7). A unidade Barueri volta à programação normal na quarta-feira, dia 6 das 8h às 16h.

Em caso de dúvida, é recomendável entrar em contato com o serviço.

O parque e os museus do Instituto Butantan funcionarão normalmente durante o feriado, exceto na segunda-feira (4). Os Museus Biológico, Histórico e de Microbiologia estarão abertos das 9h às 16h45 (bilheteria para o visitante adquirir o ingresso até às 16h). O parque também funcionará normalmente das 7h às 18h, todos os dias.

DEFICIÊNCIA

O Memorial da Inclusão, Centro de Tecnologia e Inclusão e o Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) para Pessoas com Deficiência Visual Humaitá seguirão o estipulado no decreto, retomando funcionamento a partir das 12h de quarta- feira (6).

JUSTIÇA

Os CICs da capital e alguns do interior vão seguir o decreto e voltam a funcionar na quarta-feira (6), às 12h: CIC Casa da Cidadania, CIC do Imigrante, CIC Feitiço da Vila, CIC Grajaú, CIC Leste, CIC Norte, CIC Oeste, CIC Sul, CIC Pirapora do Bom Jesus, CIC São Vicente, CIC Jundiaí, CIC Ferraz de Vasconcelos e CIC Cajamar.

O CIC Campinas terá expediente no sábado de carnaval, das 8h as 14h, devido a realização de um curso pré-vestibular na cidade. O CIC Francisco Morato antecipará a volta do expediente para as 10h da quarta-feira (6). Os CICs Laranjal Paulista e Guarulhos seguirão decretos municipais e retomam expediente às 13h da quarta-feira (6).

GOVERNO

Todas as unidades do Poupatempo no Estado de São Paulo estarão abertas em horário normal no sábado (2). Já na segunda (4) e terça-feira (5), todas as unidades estarão fechadas e o atendimento será retomado às 12h da quarta-feira (6), conforme o decreto estadual 64.112/2019.

TRANSPORTES METROPOLITANOS

No feriado do Carnaval, o Metrô irá reforçar a frota de trens e de funcionários conforme a demanda. Na Quarta-feira de Cinzas (6), a abertura das estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata será antecipada para as 4h. Nos demais dias, permanecerá no horário habitual. A medida atenderá os passageiros que desembarcam na capital pelos terminais rodoviários Tietê e Jabaquara (integrados à Linha 1-Azul) e Barra Funda (integrado à Linha 3-Vermelha).

FAZENDA

As delegacias Tributárias, Postos Fiscais e a sede da Secretaria da Fazenda e Planejamento seguirão o decreto estadual 64.112/2019. Na quarta (6), retornam o atendimento a partir das 12h.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Os 206 Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) seguirão os decretos próprios de cada município onde está instalado. As 53 unidades que funcionam em unidades do Poupatempo, seguem o horário do Poupatempo.

Em caso de dúvida, recomenda-se entrar em contato com o serviço.

ESPORTES

O Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães seguirá o decreto estadual 64.112/2019, ou seja, fechado de sábado (2) a terça-feira (5) e reabre às 12h da quarta-feira (6).

Já a Vila Olímpica Mário Covas não suspenderá as atividades e ficará aberta, todos os dias, das 7h às 18h.

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

As 57 unidades do restaurante popular Bom Prato terão esquemas especiais durante os dias de folia. As unidades Araraquara, Ribeirão Preto, São Miguel Paulista, São Vicente e São Vicente-Quarentenário, não terão atendimento de segunda (04) até a quarta (06).

Na segunda e quarta-feira (4 e 6), funcionam as unidades 25 de Março, Botucatu, Campinas, Campos Elísios, Carapicuíba, Cidade Ademar, Ferraz de Vasconcelos, Franca, Grajaú, Heliópolis, Itaquaquecetuba, Jundiaí, Marília, Osasco, Paraisópolis, Santana, Santo André, São Carlos, São Mateus e Tucuruvi. A unidade Limeira abrirá apenas na segunda-feira (4).

E, abrirão apenas na quarta-feira (6), as unidades de Araçatuba, Barretos, Bauru, Brás, Brasilândia, Campo Limpo, Capão Redondo, Guaianases, Guarujá, Guarulhos, Itaim Paulista, Itaquera, Jandira, Lapa, Limão, Mogi das Cruzes, Perus, Santo Amaro, Santos, Santos- Morros, Santos- Zona Noroeste, Santos- IV, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Suzano, Taboão da Serra, Taubaté, Vila Nova Cachoeirinha e Rio Claro, esta, porém, somente para o almoço, sem oferecer o café da manhã neste dia.

CULTURA

As oficinas culturais (Alfredo Volpi, Juan Serrano e Oswald de Andrade) seguirão o decreto estadual 64.112/2019, ou seja, fechadas de sábado a terça-feira (2 a 5) e reabrem às 12h da quarta-feira (6).

A Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos funcionarão normalmente no sábado e domingo (2 e 3) e estarão fechadas na segunda e terça-feira (4 e 5). Na quarta-feira, o funcionamento é a partir das 13h.

Já as Fábricas de Cultura das zonas Norte, Sul e Leste e de Diadema funcionarão normalmente no sábado e domingo. Estarão fechadas na segunda e terça-feira (4 e 5) e voltam a funcionar a partir das 12h na quarta-feira (6), exceto as da zona Leste que retomam o funcionamento a partir das 13h.

A Sala São Paulo estará aberta para visita monitorada no sábado (2) e para o concerto matinal no domingo (3). Na segunda e terça-feira estará fechada.

A SP Escola de Teatro – Sedes Roosevelt e Brás e o Conservatório de Tatuí estarão fechados de sábado a quarta-feira (2 a 6).

Já os museus terão programação diferenciada para o carnaval, confira abaixo:

Museu da Imagem e do Som – MIS e Paço das Artes
No sábado e domingo (2 e 3) funcionamento normal. Na segunda e terça-feira (4 e 5), abre das 9 às 18h. Na terça a entrada é gratuita.
Na quarta-feira (6), abre das 12 às 20h.

Museu da Imigração
No sábado, domingo e terça-feira (2, 3 e 5), o funcionamento normal, das 9h às 17h.
Na segunda e quarta-feira (4 e 6), estará fechado.

Museu do Futebol
No sábado (2) estará aberto das 9h às 17h (bilheteria até as 16h).
De domingo a terça (3 a 5), estará aberto das 9h às 18h (bilheteria até as 17h), com entrada gratuita na terça (5).
Na quarta (6) estará fechado.

Museu de Arte Sacra
Estará fechado de sábado à quarta-feira (2 a 6).

Museu Afro Brasil
Contará com funcionamento normal no sábado e domingo (2 e 3) e estará fechado na segunda e terça (4 e 5), reabrindo a partir das 13h da quarta-feira (6).

Pinacoteca
Estará fechada na terça-feira (5) e funcionamento normal de sábado a segunda e na quarta-feira (2 a 4). Na quarta-feira (6), reabre às 12h.

Museu Catavento
No sábado e domingo (2 e 3) funcionamento normal.
Fecha na segunda e terça-feira (4 e 5), reabrindo às 13h da quarta-feira (6).

Museu da Casa Brasileira, Casa Guilherme de Almeida, Casa das Rosas e Casa Mário de Andrade
No sábado e domingo (2 e 3) funcionamento normal, com entrada gratuita.
Fecha na segunda e terça-feira (4 e 5), reabrindo às 12h da quarta-feira (6).

Museu da Diversidade Sexual
Fechado de sábado à terça-feira (2 a 5) e com funcionamento normal na quarta-feira (6).

Memorial da Resistência
Estará fechado na terça-feira (5). Nos demais dias, o funcionamento será normal.

Museu Casa de Portinari – Brodowski; Museu H. P. Índia Vanuíre – Tupã e Museu Felicia Leirner – Campos do Jordão
Funcionamento normal todos os dias, inclusive na segunda-feira (4).

Museu do Café – Santos
Contará com funcionamento normal no sábado, domingo e terça-feira (2, 3 e 5) e fecha na segunda e quarta-feira (4 e 6).

MEIO AMBIENTE

Durante todo o período de Carnaval, 24 dos 33 Parques Estaduais funcionarão normalmente.

O Núcleo Itariru, do Parque Estadual Serra do Mar e o Parque Estadual Rio do Peixe estarão fechados durante o carnaval.

Os Núcleos Curucutu e Itutinga-Pilões do Parque Estadual Serra do Mar e o Parque Estadual Jurupará atenderão apenas as visitas previamente agendadas nos dias de folia.

Já os Núcleos Caraguatatuba e Santa Virginia, mesmo com funcionamento normal, é preciso realizar agendamento prévio para a realização de trilhas.

Na quarta-feira (6), o Parque Estadual de Porto Ferreira terá horário especial de funcionamento, das 12h às 16h e as trilhas do Parque Estadual Vassununga estarão fechadas, porém, o Centro de Visitantes funcionará normalmente.

Outros parques terão programação especial:

Núcleo Padre Dória
Sábado (2), das 9h às 13h, será realizada a “Trilha do Guardião – Conhecendo o Jardim Secreto das Orquídeas da Serra do Mar” e, no domingo (3), haverá saídas para duas trilhas, a do Guardião (sem necessidade de agendamento prévio e para a Trilha do Balcão, que necessita de agendamento prévio e tem limite de 25 participantes.

Núcleo São Sebastião
Contará com três atrativos: Cachoeira de Camburi, Ribeirão de Itu e Praia Brava.

Já os Parques Urbanos Estaduais funcionarão normalmente durante todo o feriado de Carnaval.

Haverá programação especial nos seguintes parques:

Parque Villa-Lobos – Alto de Pinheiros – São Paulo/SP: Aos sábados e domingos, das 11h às 19h, oferecerá curso prático de fotografia, gratuito, dentro do evento “Rota Canon X” que está acontecendo desde o dia 19 de janeiro e se estenderá até 28 de abril.

Entre 1 e 4 de março, das 9h às19h, também contará com o evento “Família no Parque”, com atividades interativas, como jogos, brincadeiras e oficinas
Parque Dr. Fernando Costa – Água Branca – São Paulo/SP: No sábado (2) e domingo (3), das 9h às 19h o parque contará com evento gastronômico, área de recreação infantil com brinquedos infláveis, além de shows artísticos
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »