AtaNews Publicidade 728x90
25/02/2019 às 16h39min - Atualizada em 25/02/2019 às 16h39min

Alguns truques simples que vão ajudar você na hora de lavar a louça

Casinha arrumada
Foto: Imagem Ilustrativa
Por ser algo tão rotineiro, você pode até achar que já sabe tudo sobre a tarefa. Mas conhecer alguns truques capazes de tornar a tarefa de lavar a louça mais rápida e eficiente não faz mal nenhum. Por isso hoje eu trouxe algumas dicas e truques simples para você aplicar na sua rotina doméstica, que eu tenho certeza que farão a diferença no final.

ESPONJAS SEMPRE LIMPAS
Comece tomando o cuidado diário de desinfetar as esponjas que você usa para lavar a louça suja.

Sempre que terminar de usar a esponja, elimine qualquer resto de comida que possa ter ficado preso nela, lave-a, torça bem para que a maior parte da água seja eliminada e deixe a esponja secando. Isso é importante para evitar a proliferação de bactérias na esponja de lavar louça, uma vez que elas adoram restos de alimento e umidade. Ou seja, nunca deixe a esponja sobre a pia ou dentro de um recipiente fechado, porque assim ela não seca. O ideal é deixá-la secar sobre o escorredor de louça.

Uma dica legal para desinfetar a esponja de lavar louça e garantir que nenhuma bactéria vá viver nela é mergulhá-la em um recipiente com água fervendo por cerca de 3 minutos todos os dias.

ELIMINE RESTOS DE COMIDA
Eliminar os restos de comida de dentro dos pratos e panelas é o primeiro passo. Use um garfo ou toalha de papel para remover os restos de alimentos e jogue no lixo. Isso é importante e vai otimizar o seu tempo na cozinha, principalmente impedindo que você precise se preocupar com um ralo entupido.

DEIXE AS PANELAS MUITO SUJAS DE MOLHO
Antes de começar a limpeza da louça, mergulhe as panelas muito sujas em uma bacia com água quente e detergente. Deixe de molho enquanto lava os itens menos sujos, para que a água quente e o detergente consigam agir e ajudem a soltar os resíduos de alimentos e gordura das panelas, facilitando a limpeza delas.

COMECE PELOS COPOS
O ideal é começar o processo de lavar a louça dos itens menos sujos para os mais sujos. Sendo assim, comece organizando a tarefa colocando pratos e talheres dentro da bacia ou cuba e os copos ao redor da pia. Você deve começar a lavagem pelos copos, que são os itens menos sujos, e evoluir gradativamente até as panelas. O processo inverso pode acabar tornando a tarefa mais difícil, engordurando o que antes teria sido fácil de limpar. Uma ordem legal para seguir é essa: copos, xícaras e canecas, seguidos dos talheres, depois pratos, pires e travessas, potes plásticos e, por fim, panelas.

Alguns truques simples que vão ajudar você na hora de lavar a louça

Alguns truques simples que vão ajudar você na hora de lavar a louça



ECONOMIZE ÁGUA E DETERGENTE
Desligue a torneira enquanto estiver ensaboando a louça. Outra dica é ensaboar todo um tipo de louça e depois enxáguar tudo de uma vez só. Por exemplo: lave todos os copos e depois enxágue tudo de uma vez. Seu bolso agradece (uma vez que a conta de água fica mais barata) e o meio ambiente também.

Os detergentes são bastante concentrados e para uma limpeza comum você pode muito bem misturar com um pouco de água. Ou seja, ao invés de encher a esponja de detergente, procure reservar um recipiente com água e adicionar dentro dele um pouco de detergente. Vá molhando a esponja dentro dele conforme vai lavando a louça.

Alguns truques simples que vão ajudar você na hora de lavar a louça

Alguns truques simples que vão ajudar você na hora de lavar a louça



PIA LIMPA
Assim que terminar de lavar a louça, realize imediatamente a limpeza da pia. Procure lavar bem toda a superfície com água e sabão. Em seguida, enxágue e seque com um pano.

Além disso, procure já secar e guardar a louça, para deixar a cozinha limpinha e arrumada.

Alguns truques simples que vão ajudar você na hora de lavar a louça

Alguns truques simples que vão ajudar você na hora de lavar a louça



NÃO DEIXE PARA DEPOIS
Eu gosto muito de já ir lavando a louça enquanto cozinho. Procuro ir lavando o que não será mais utilizado e assim restam apenas algumas poucas peças para lavar depois do almoço ou jantar.

No entanto, se for impossível lavar o item naquele exato momento, procure enchê-lo com água, para evitar que os restos de comida fiquem secos e grudem no utensílio, dificultando a limpeza depois.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »