AtaNews Publicidade 728x90
19/02/2019 às 10h24min - Atualizada em 19/02/2019 às 10h24min

Cuidados especiais durante o carnaval podem evitar que você “queime a largada”

Nem só de folia vive o carnaval. A nutricionista da Clínica Penchel aponta como curtir todos os dias de festa sem prejuízos à saúde

Drª Denise Lima
Assessoria de Imprensa, Naves Coelho
Foto: Divulgação
Uma das datas mais animadas do calendário brasileiro está chegando. Apesar de ser oficialmente no dia 5 de março, o Carnaval, para muitos, começa na sexta-feira, dia 28 de fevereiro, e termina na quarta-feira de cinzas, dia 6. Para aguentar a maratona de folia e, ainda assim, preservar a saúde, são necessários alguns cuidados especiais.
 
A nutricionista da Clínica Penchel, Denise Lima, alerta para a recomendação principal. “Nesse período do ano é comum o consumo de bebidas alcoólicas. Não é recomendado o uso deste tipo de bebida, mas, quando acontece a sua ingestão, é indicado que seja intercalado com bastante água”, orienta. Ela explica que a bebida alcoólica é diurética, e que por isso aumenta a vontade de urinar, o que pode levar o indivíduo a desidratação. “O grande problema em ir várias vezes ao banheiro se deve ao fato de que o líquido que está sendo ingerido contém uma pouca quantidade de água, situação que o nosso corpo não entende. Sendo assim, o ideal é beber um copo de água – cerca de 100ml – a cada latinha ou copo de bebida alcoólica”, diz.
 
Além da hidratação, a alimentação também merece atenção especial. Para curtir o Carnaval e não se sentir mal durante a festa, o indicado, segundo Denise, é o consumo de alimentos leves. Frutas, saladas e comidas sem temperos pesados são as opções mais indicadas. “Frituras, alimentos processados e fast foods podem ‘pesar’ o estômago e gerar um mal-estar. Por ser uma data celebrada no verão, a alimentação leve é essencial”, conta. Ela ainda orienta que barrinhas de cereais são opções boas e fáceis para serem levadas na bolsa.
 
Já para aquelas pessoas que queimam a largada e curtem como se não houvesse o amanhã, a nutricionista diz que as orientações para a prevenção da ressaca, também podem ser usadas para curá-la. “Em casos de ressaca após o consumo de bebidas alcóolicas, as orientações são basicamente as mesmas. Beba bastante água e se alimente de comidas leves. A ingestão de uma xícara de café preto sem açúcar também é muito bem-vinda. Dependendo do grau de cada caso, pode ser indicado o uso de medicamentos para a ressaca”, conta.
 
Após os dias de festa, nada melhor do que limpar o organismo dos exageros. Para isso, ela indica a continuidade da ingestão caprichada de água, a opção por uma dieta rica em saladas e fibras e a redução do consumo de carne vermelha. Sucos verdes também são excelentes alternativas para a desintoxicação do organismo.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »