AtaNews Publicidade 728x90
18/02/2019 às 15h53min - Atualizada em 18/02/2019 às 15h53min

Semana contra o Aedes mobilizou setor público e iniciativa privada

David Prates, especial para o AtaNews
Foto: Divulgação
A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) realizou a Semana de mobilização Todos Contra o Aedes, através do Núcleo de Informação Educação e Comunicação do Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Araçatuba.

De 11 a 15 de fevereiro, nos períodos de manhã e tarde, foram desenvolvidas ações que atingiram estudantes e profissionais da saúde e de diversos setores empresariais, escolares e de atendimento ao público em geral, com atividades e informação sensibilizadora, educativa e de capacitação para prevenção e combate à proliferação do mosquito transmissor de dengue, febre amarela, chikungunya e zika e a acidentes com escorpiões.



Foram realizadas exposições visuais e dialogadas sobre arboviroses e escorpião, capacitações sobre arboviroses, montagem de estande com exposição visual e dialogada sobre arboviroses, escorpião e leishmaniose e dramatizações. Aos profissionais do CCZ foram dedicadas capacitações e os mesmos realizaram arrastão, controle de criadouros e nebulização em casos positivos.





Com cerca de 30 pessoas a cada atividade, além do próprio Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Araçatuba, receberam as atividades a empresa Zanardo, o Hipermercado Amigão, o supermercado Rondon da Cobrac, o Poupatempo, a Etec Araçatuba, a Farmácia Manipulis e alunos e profissionais das Emebs Hermelinda Geralda da Silva Soga, Maria de Freitas Carli e Anna dos Santos Barros.



Alexandre Cândido Alves, diretor de Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária de Araçatuba, explica que as ações da Semana abordaram as áreas problemáticas da cidade em que o LIRAa apontou necessidades diferenciadas. “Fizemos também controle de criadouros, com cerca de 80 agentes nas ruas, que além de eliminá-los, levaram orientação aos moradores e já ajudam a retirar materiais inservíveis dos locais, que foram recolhidos por um caminhão em toda a área trabalhada.''

"Esclarecemos que este não foi o arrastão do Cidade Limpa, mas um arrastão específico nestas áreas dentro da semana de mobilização. Além destas ações, foram feitas capacitações  para alguns servidores, que participam do Núcleo de Informação e Comunicação, com representantes da SUCEN, atualizando para que possam levar informações mais pontuais aos munícipes”, descreve.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »