AtaNews Publicidade 728x90
15/02/2019 às 15h10min - Atualizada em 15/02/2019 às 15h10min

Dia D de combate à dengue mobiliza escolas estaduais da região de Araçatuba

Lançamento ocorre nesta sexta (15); várias atividades estão previstas nas unidades para reforçar importância de eliminar criadouros do mosquito

Renata Fernandes
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Foto: Divulgação
Nesta sexta-feira (15), as 100 escolas da rede estadual da região de Araçatuba são convidadas a participar do Dia D de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue e chikungunya.

Em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde, a ação visa mobilizar os mais de 50 mil alunos da região a desmontar possíveis criadouros e promover uma verdadeira caça ao mosquito. 

“O envolvimento dos alunos da rede é imprescindível para o sucesso da mobilização. Os estudantes são importantes fontes de multiplicação de conhecimento e fundamentais para que a gente consiga consolidar hábitos simples que ajudam a prevenir a proliferação do mosquito”, afirma o Secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares da Silva.

O lançamento da mobilização ocorre nesta sexta (15), às 13h30, na Escola Estadual Milton da Silva Rodrigues, na Zona Norte da capital, com os secretários da Educação, Rossieli Soares da Silva, e da Saúde, José Henrique Germann Ferreira. Todas as 3,5 milhões de escolas da rede estadual receberam orientações referentes à ação.

“Nesse quinto dia de trabalho integrado, Saúde e Educação trabalham juntas para orientar os alunos no combate ao Aedes aegypti. O ambiente educacional favorece a troca de conhecimento e o envolvimento dos estudantes em práticas que ultrapassam os muros das escolas. Esperamos que eles contribuam para levar tudo que aprenderem nessa sexta-feira para suas casas, bairros e cultivem hábitos preventivos em suas vidas”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira.

Na Escola Estadual Alice Marques, em Andradina, que faz parte do Programa de Ensino Integral, haverá pintura do muro da unidade com desenhos e textos dos alunos inspirados na temática de combate à dengue. Durante o decorrer do dia, haverá workshops, oficinas, exposição de mosquitos, esquetes e jogos educativos como o show “Xô Dengue”, de perguntas e respostas sobre o Aedes.

O tema “dengue”, bem como a importância da eliminação de criadouros do mosquito, são abordados ao longo do ano em toda rede, mobilizando toda a comunidade escolar.

Semana de Mobilização

A Semana de Mobilização de Combate ao Aedes aegypti começou nesta segunda-feira (11) com ações integradas entre as Secretarias da Saúde, Educação, Infraestrutura e Meio Ambiente, Defesa Civil, Agência de Transporte do Estado de SP (Artesp), além de apoio das prefeituras e da população.

A medida faz parte do Plano Estadual para enfrentamento do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Somente no mês de janeiro foram registrados 4.595 casos confirmados de dengue. 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »