15/02/2019 às 10h46min - Atualizada em 15/02/2019 às 10h46min

Alerta para muita chuva nos próximos dias

Climatempo
Foto: Divulgação
A chuva pode causar problemas em muitas áreas do estado de São Paulo nos próximos dias, inclusive na Grande São Paulo e no litoral, onde tivemos alagamentos no início da semana. O tempo volta a ficar bastante instável durante esta sexta-feira, 15 de fevereiro quando São Paulo começa a sentir a influência de um grande e forte sistema de baixa pressão atmosférica que avança do Sul do Brasil. No fim de semana, o centro deste sistema de baixa pressão passa sobre o estado de São Paulo e se afasta para o mar apenas na durante a segunda-feira.

Este grande sistema de baixa pressão atmosférica se organiza desde a superfície até os níveis mais elevados (em torno de 10 mil metros), e esta é uma situação bastante propícia à ocorrência de chuva forte, volumosa e que se prolonga por muitas horas.

Entre a sexta-feira, 15, e a segunda-feira, 18, há risco de alagamentos, de transbordamento de córregos e rios, de deslizamento de terra e queda de barreiras no estado de São Paulo.

Litoral é área de grande risco

O risco de deslizamento e queda de barreiras é mais elevado no litoral por causa dos recentes eventos de chuva muito forte e volumosa, que encharcaram o solo.

O mais recente ocorreu entre terça e quarta-feira, 13, quando choveu cerca de 150 mm em Ubatuba. A região de São Vicente voltou a ser alagada. Na semana passada, a chuva forte alagou diversas áreas no litoral norte e na Baixada Santista.
 
A presença da baixa pressão atmosférica no fim de semana próxima do litoral paulista causa ventos fortes que vão deixar o mar agitado.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »