AtaNews Publicidade 728x90
13/02/2019 às 11h28min - Atualizada em 13/02/2019 às 11h28min

Horário de verão termina neste fim de semana

A madrugada de sábado para domingo será a mais longa do ano.

Huff Post
Os relógios devem ser atrasados em uma hora de sábado para domingo. ( Foto: Divulgação)
O horário de verão, que começou em 4 de novembro, chega ao fim no próximo domingo (17). Com isso, moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem atrasar o relógio em uma hora.

Este ano, o horário de verão foi mais curto porque começou mais tarde. A decisão se deu para que a mudança de horário não ocorresse entre o primeiro e o segundo turno das eleições presidenciais, em outubro do ano passado.

O horário brasileiro de verão aconteceu pela primeira vez em 3 de outubro de 1931. A decisão foi do então presidente Getúlio Vargas.

O horário de verão também é adotado em outros países como Canadá, Austrália, Groelândia, México, Nova Zelândia, Chile, Paraguai e Uruguai.

Horário de verão e hormônios

De acordo com o endocrinologista Marcio Krakauer, diretor da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP), o ajuste no relógio pode impactar no funcionamento dos hormônios.

O principal efeito é no cortisol, hormônio que é produzido enquanto dormimos. Por isso, é importante que exista uma boa noite de sono nos dias em que há o ajuste dos horários.

É possível que se sinta, ainda, uma menor disposição, certa irritabilidade, ansiedade e dificuldade de acordar.

“A regulação do sono é o que pode provocar as alterações glicêmicas dos pacientes diabéticos, principalmente os que têm diabetes tipo1, que precisam de insulina”, explica.
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »