AtaNews Publicidade 728x90
11/02/2019 às 14h15min - Atualizada em 11/02/2019 às 14h15min

NASA tentará desviar a trajetória de um asteroide pela primeira vez

HISTORY
Um projeto colaborativo entre a NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA) realizará um Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo (DART, na sigla em inglês). O procedimento faz parte do programa que colocará em ação o sistema de defesa planetária, previsto para 2022. O objetivo é desviar pela primeira vez a trajetória de um asteroide.

O projeto, único do tipo, será baseado na técnica de impacto cinético para mudar o curso de um asteroide potencialmente perigoso para o planeta Terra. O primeiro teste terá como principal alvo o asteroide Didymos, a cerca de 11 milhões de quilômetros de distância, mais precisamente sua lua, chamada Didymoon, de aproximadamente 150 metros de diâmetro. 

A missão envolve o lançamento de uma sonda espacial que deve impactar contra o asteroide com potência suficiente para desviá-lo de seu curso natural. Essa variação em sua trajetória será mensurada e analisada para determinar se o método inovador pode ser efetivo contra uma ameaça concreta.

“Compreenderemos melhor se essa técnica poderá ser utilizada inclusive para asteroides maiores, o que nos dará a certeza de que poderíamos proteger nosso planeta se necessário”, pontuou Michael Kuppers, da ESA. A Didymoon, no entanto, de acordo com sua órbita e tamanho, não é categorizada como uma ameaça importante. 

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »