AtaNews Publicidade 728x90
06/02/2019 às 14h54min - Atualizada em 06/02/2019 às 14h54min

Anti-Aging Capilar

​Que nossa pele envelhece todo mundo já sabe. Mas e o cabelo, será que envelhece também? Sim, pode apostar

Beleza e Saúde
Foto: Imagem Ilustrativa
O envelhecimento do cabelo está diretamente ligado à nossa idade biológica. Entretanto, alterações hormonais ou fatores externos como tabagismo, alcoolismo e deficiências nutricionais podem acelerar este processo de envelhecimento dos cabelos.

Por volta dos nossos 30 anos, há uma diminuição no ritmo do metabolismo, provocando afinamento da fibra capilar e uma desaceleração na velocidade de crescimento do cabelo, o que se manifesta como uma redução na densidade capilar (número de fios por unidade de área). Nas mulheres, os cabelos se afinam, enquanto nos homens acontece a perda total dos fios. Isso acontece quando duas proteínas responsáveis pela resistência e selamento dos fios — a elastina e o colágeno — são produzidas em menor velocidade.

Na menopausa, a qualidade da queratina capilar, uma proteína fibrosa que responde pela elasticidade, é diretamente afetada pela queda da produção de hormônios, principalmente o estrogênio, que é super importante para os fios. A consequência são fios ásperos, porosos e sem brilho. Quando os níveis do hormônio feminino estrogênio decrescem na menopausa, a qualidade da queratina fica comprometida e os cabelos se tornam mais frágeis.

Qual a diferença de um cabelo envelhecido e danificado?
O cabelo danificado apresenta especialmente alterações da haste pilosa, isto é: pontas duplas, fios quebrados, perda do brilho e maior opacidade dos fios devido a danos externos (como excesso de manipulação com escovas ou tratamentos químicos). Já os cabelos envelhecidos apresentam alteração em toda a estrutura do fio, que se torna menos espesso, menos denso, em menor quantidade e também com o branqueamento gradual. Este processo de envelhecimento ocorre tanto por fatores intrínsecos (como bioquímicos e hormonais) como por fatores externos.

Anti-Aging Capilar

Anti-Aging Capilar



Quais as consequências para os fios com o passar dos anos?
A produção de melanina diminui: por volta dos 30 anos, os melanócitos (produtores de melanina, a substância que dá cor aos fios), começam a trabalhar mais vagarosamente. Neste caso, para resolver o problema dos cabelos brancos, apenas pintando. Para minimizar os danos, prefira tinturas com fórmulas livre de metais pesados e tóxicos tais como chumbo.

Os fios mudam de textura: com o tempo o cabelo fica poroso, com frizz e quebradiço, pois há nele menor quantidade de água, proteínas e lipídios. Para perder parte da queratina perdida, tratamentos de salão como cauterização e queratinização.

Há um desequilíbrio: a atividade das glândulas sebáceas no couro cabeludo diminui e ele acaba ficando menos elástico, mais seco e quebradiço. Alternar as lavagens é um bom jeito de preservar a defesa natural do couro.

Perda de densidade e volume: o bulbo capilar começa a ser menos irrigado, pois a microcirculação fica prejudicada e, por isso, o fio nasce cada vez mais fino.
Como manter a vitalidade dos fios?

Existem algumas dicas para aumentar a longevidade dos fios. Entre elas, podemos citar:

Evitar procedimentos químicos, chapinha e secador.
Não importa se seus fios são longos ou curtos — cortar em camadas é sempre o que mais rejuvenesce. Mas lembre-se também de manter o penteado em dia.

Com o tempo, há um desbotamento natural. Por isso, é uma boa ideia usar tonalizantes periodicamente, no seu tom natural, para devolver vivacidade e brilho aos cabelos

Cabelo ressecado tem o poder de acrescentar uns bons anos ao visual. Por isso, invista nas máscaras para uso em casa, uma vez por semana.
Anti-Aging Capilar

Anti-Aging Capilar



Tratamento para Reconstruir o Fio

Anti-aging Capilar ou DNA Capilar

A sensação de cabelo fino e ralo gera uma situação bastante desconfortável e interfere na autoestima. Fórmulas cosméticas com princípios ativos potentes, capazes de atuar dentro do bulbo capilar, aliadas a uma alimentação balanceada, ajudam a reverter esse quadro. Entram para a lista algumas substâncias, como aminoácidos, vitaminas, cafeína e niacinamida. Ativos que fecham as escamas dos fios e protegem dos agentes externos também são potentes contra o envelhecimento.

São eles: ômega 6, que reconstrói a fibra capilar ao ser transformado em ceramida; coenzima Q10, que reativa a produção de queratina reduzida com o passar do tempo; e colágeno, que completa os espaços gerados na estrutura dos fios.

Fazem parte do envelhecimento natural dos cabelos fatores como pré-disposição genética à calvície prematura ou à alopecia androgenética, e fatores extrínsecos como radiação ultravioleta, o tabagismo e má nutrição.

Anti-Aging Capilar
O anti-aging capilar é um tratamento feito após análise dos fios por meio de um aparelho que permite identificar que nutrientes são necessários, entre eles agentes de hidratação (devolvendo água e minerais), nutrição (dando mais aminoácidos e queratina) e reconstrução (devolvendo água, minerais, aminoácidos, queratina, proteína e vitaminas).

Anti-Aging Capilar

Anti-Aging Capilar



Os cabelos ficam mais hidratados, nutridos e com mais massa, com brilho e densidade. Diminui a porosidade.

Os produtos anti-idade são voltados para os cabelos danificados e à reestruturação completa dos fios. A “idade” do cabelo é medida por perda de densidade; textura mais áspera, aumento de opacidade (menos brilho), ressecamento e fios quebradiços ou fracos. Eles melhoram a saúde completa do fio capilar, com proposta de revitalização e fortalecimento. Atuam como protetores dos efeitos nocivos do dia a dia, dando mais vida aos fios e aos cabelos danificados.

O resultado do uso — tanto no curto quanto no longo prazo — são cabelos hidratados, sedosos, macios e cheios de brilho.

O complexo conta com ingredientes distintos e com focos nutricionais diferentes. Os minerais atuam no fortalecimento; as vitaminas na hidratação e no condicionamento; os antioxidantes na proteção; os lipídeos na reconstrução; as proteínas no reparo de danos e os açucares naturais no equilíbrio da hidratação.

Anti-Aging Capilar

Anti-Aging Capilar



Botox Capilar
O botox capilar promete rejuvenescimento capilar. É um reconstrutor da fibra do cabelo. Ele preenche as “rugas” do fio.

Ele age só onde o cabelo mais precisa de reparo. Em geral, a raiz é mais grossa do que as pontas, e o Botox capilar deixa as duas com a mesma espessura. Assim, a técnica elimina as pontas duplas, os arrepiados e o volume do cabelo. O resultado visual é um cabelo um pouco mais liso, sedoso, cheio de brilho e balanço.

É indicado para qualquer tipo de cabelo, principalmente os fios mais danificados. É preciso fazer a manutenção a cada 3 meses. O retoque pode ser feito apenas na raiz.

Durante o tratamento, as cutículas dos fios são abertas com ar quente e, depois da aplicação do produto, fechadas com ar frio. A chapinha sela os fios para que o efeito da hidratação seja prolongado.

Portanto, não importa qual seja o seu sexo ou a sua idade, é importante que você se conscientize da necessidade de manter o cabelo sempre limpo, bem cuidado e hidratado, da importância de ter uma alimentação balanceada e um controle constante da sua saúde. Estes cuidados podem fazer toda a diferença. Afinal, qual mulher que não gostaria de ter um cabelo bonito e saudável?
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »