AtaNews Publicidade 728x90
05/02/2019 às 14h25min - Atualizada em 05/02/2019 às 14h25min

Vice-prefeita palestra sobre sustentabilidade

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A vice-prefeita Edna Flor realizou, nesta segunda-feira (4), uma palestra intitulada “Planejando ações sustentáveis” a funcionários da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Araçatuba.

O assunto foi abordado durante uma reunião de planejamento anual, realizada pela SME, para a equipe de liderança da rede municipal de ensino.

Edna Flor contou um pouco da trajetória como voluntária na Acrepom (Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Recicláveis de Araçatuba) e apresentou exemplos de como a separação do lixo pode ser feita de forma simples na SME e nos setores da prefeitura como um todo.

“Podemos adequar nosso dia a dia pensando automaticamente na sustentabilidade e reciclagem dos materiais. Aquele copinho com resto de café, por exemplo, que se joga no lixo comum, torna o papel branco ‘contaminado’, fazendo com que esse papel perca um terço de seu valor quando for vendido”.

“Precisamos pensar de maneira global, mas agir localmente. Fazer a separação do lixo orgânico e lixo seco já contribui muito para esse processo. Os objetivos devem ser alicerçados no desenvolvimento sustentável e podem se basear no conceito dos cinco ‘Rs’: reduzir, reutilizar, reciclar, repensar, recusar”, finalizou a vice-prefeita.

O encontro, que ocorreu no Sindicato Nacional dos Aposentados de Araçatuba e Região, contou com dinâmicas, contextualização, definição da missão, visão e valores da rede municipal, grupos de discussão para sugestão de metas, explicação e análise de contexto a partir do método SWOT (iniciais das palavras na língua inglesa Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) ).

“Devemos ter objetivos claros na rede municipal de ensino. Preparamos esse encontro para que possamos refletir e colocar em prática ações concretas, seja qual for o setor”, explicou Silvana de Sousa e Souza, secretária da SME.

A coordenadora de produção da Acrepom, Silvia Cristina dos Santos, contou um pouco de sua trajetória, o trabalho que realiza na associação e fez algumas orientações. “Foi através da Acrepom que consegui comprar a primeira cama para dormir. Por isso, valorizo o trabalho dos catadores de materiais recicláveis e convido a todos a conhecerem a sede da Acrepom. Muitos materiais de descarte da rede municipal de ensino podem ser encaminhados às associações ou cooperativas parceiras, ação que, se for efetivada, contribuirá com o meio ambiente e com a vida dos catadores”.

Ao final da apresentação da vice-prefeita, a SME se comprometeu a reduzir a quantidade de copos descartáveis em sua sede.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »