04/02/2019 às 16h55min - Atualizada em 04/02/2019 às 16h55min

Parceria entre Secretarias de Saúde e Educação lançam campanha para discutir sobre Gravidez na Adolescência em Salmourão

O encontro acontece na próxima quarta-feira (6) na EMEFI Stela Boer Maioli e tem início às 19h00

Lucas Reis, especial para o AtaNews
Foto: Imagem Ilustrativa
Em uma parceria firmada entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação do município de Salmourão, será realizada na noite da próxima quarta-feira (6), à partir das 19h00, uma ação que aborda o tema da Gravidez na Adolescência.

A ação foi motivada após o atual Presidente Jair Bolsonaro sancionar a Lei nº 13.798, que acrescenta ao Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990) um artigo instituindo a data de 1º de fevereiro para início da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência.

Quem está coordenando a ação em Salmourão é a enfermeira Gabriela Bertassi Tola, do Centro de Saúde III. A profissional explica que o público alvo de um bate papo que acontecerá no pátio da EMEFI Stela Boer Maioli são os alunos matriculados nas séries de 5º ano da unidade de ensino, com idade média de 10 anos, que devem participar da atividade acompanhados dos pais ou responsáveis. 

Gabriela ressalta ainda que já trabalha nesta área específica há mais de 5 anos, e diz que é muito grande o registro de Gravidez Precoce no município de Salmourão e o assunto deve sim, ser abordado e discutido com os alunos na presença de seus pais. Após a troca de ideias, a enfermeira estará à disposição dos pais e alunos para esclarecer dúvidas. 

"Nessas segmentações, a saúde pública deve ser tratada com incentivo e prevenção. Essas ações são importantes, pois muitas vezes o que pode ocasionar problemas comuns, como altos registros de gravidez precoce a até mesmo doenças é a falta de informação. Pensando nisso vamos tentar conscientizar as pessoas que estiverem participando." explica a enfermeira.

Incluída no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência tem o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas para reduzir a incidência de gravidez na adolescência. Durante esse período, o Poder Público deve efetivar ações, em conjunto com a sociedade civil, com foco na informatização do público adolescente sobre a questão.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »