AtaNews Publicidade 728x90
04/02/2019 às 14h39min - Atualizada em 04/02/2019 às 14h39min

Zoopassagens garantem travessia segura de animais silvestres em Ribeirão

Construção de passagens subterrâneas ou aéreas garante acesso das espécies entre fragmentos de mata sem riscos de atropelamento

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Para oferecer maior proteção da biodiversidade e evitar que animais silvestres sejam vítimas de atropelamento ou choques elétricos nas vias de Ribeirão Preto, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente exige dos novos empreendimentos a instalação de equipamentos de travessia das espécies dentro da área urbana, chamados de zoopassagens.

Aéreos ou subterrâneos, estes equipamentos são geralmente instalados em avenidas ou estradas para fazer a ligação da fauna com outros fragmentos de florestas. É o caso da zoopassagem aérea localizada na rua Antônio Fares Serhan Meouchi e da zoopassagem subterrânea próximo à avenida Luiz Eduardo Toledo Prado.

De acordo com Fernando Cicarelli, técnico da Divisão de Áreas Verdes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, é fornecido ao empreendedor que vai construir um empreendimento na zona Sul, por exemplo, através das diretrizes ambientais para o local, a inclusão desses equipamentos subterrâneos ou aéreos (túneis ou placas) como condição.



"A cidade está avançando cada vez mais para regiões com área verde que mantêm uma diversidade de espécies, por isso a nossa total atenção à vida nesses ecossistemas", explica.

Os equipamentos possibilitam a travessia e a conectividade de animais de um fragmento de vegetação para outro, evitando que os mesmos sejam atropelados ou até eletrocutados nos casos daqueles que usam as linhas de transmissão de energia como travessia, a exemplos dos saguis.

Além de despertar a consciência ambiental, tal medida garante a preservação e reprodução das espécies com a instalação dos corredores ecológicos. "Porque o animal que fica restrito a apenas um fragmento de mata apresenta problemas de consanguinidade, pois, não consegue cruzar com outros exemplares da mesma espécie pertencentes a grupos de outras áreas", ressalta.

As zoopassagens são consideradas instrumentos importantíssimos na conservação da fauna. “Essa área de conhecimento da ecologia tem como propósito explorar a ampla relação entre o ambiente natural e o sistema viário”, finaliza Fernando Cicarelli.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »