04/02/2019 às 12h01min - Atualizada em 04/02/2019 às 12h01min

Adriana Agustinho, de Salmourão, fala sobre seu processo de inserção no Programa de Cirurgias Bariátricas

Até o momento, foram 6 meses de preparação física, alimentar e psicológica

Lucas Reis, especial para o AtaNews
Adriana Agustinho, de 33 anos, foi a primeira paciente de Salmourão a ser encaminhada para realização da cirurgia - Foto: Lucas Reis
A servidora pública municipal Adriana Agustinho, de 33 anos, que foi a primeira paciente a ser encaminhada para o Programa de Cirurgias Bariátricas do Estado de São Paulo pelo município de Salmourão, esteve com nossa reportagem durante a manhã do último domingo (3) e falou um pouco sobre sua trajetória no programa até o momento.

Ainda à espera da realização da cirurgia, Adriana revela que reduziu seu peso de 147,7 kg, para 125,0 kg, apenas com reeducação alimentar e a prática de atividades físicas. Com redução de 22,7 kg, a paciente conseguiu atingir um dos principais requisitos para poder ser encaminhada para a realização do procedimento, que era a redução de pelo menos 10% de seu peso anterior.

MOTIVAÇÃO
"Já tive interesse em fazer a cirurgia há 10 anos atrás, mas devido a contração de uma leishmaniose, perdi bastante peso e acabei desistindo da ideia. Depois que meu organismo se recuperou eu voltei a ganhar peso novamente e durante a realização de um exame de ultrassonografia realizado recentemente, fui diagnosticada com gordura na parte interna do fígado, o que me motivou a ingressar no programa.", explica a paciente à nossa reportagem.

INÍCIO
Realmente decidida a fazer a cirurgia, Adriana conta que começou as atividades do programa ainda em agosto do ano passado, onde começou a passar por consultas com a nutricionista Mariza Piovesana, que foi a responsável por orientar a paciente sobre saúde e reeducação alimentar.

Adriana aliou as orientações da nutricionista com a prática de exercícios, ingressando em uma academia, reduzindo alguns tipos de alimentos e eliminando também a ingestão de doces e outros açúcares para auxiliar na sua redução de peso inicial.

SEQUÊNCIA
"Depois disso, eu comecei a participar das reuniões com a psicóloga Andréia Martins, que são realizadas todas às quartas-feiras no centro de saúde, onde fui muito bem orientada e devido ao trabalho realizado por ela, fui realizando minha mudança comportamental e entendendo o que era necessário para o meu corpo, e eliminando o que era desnecessário.", explica a servidora durante a conversa.

ATIVIDADES
Passados alguns meses, foi iniciada a orientação física pelo preparador José Pedro dos Santos, que há pelo menos 30 dias vem auxiliando Adriana com atividades e realização de exercícios aeróbicos. Além da tipificação das atividades, o profissional também orientou a paciente sobre as formas e o aspecto quantitativo com que as mesmas deveriam ser realizadas.

ENCAMINHAMENTO
A paciente foi encaminhada para Marília na manhã da última sexta-feira (1), onde foi atendida pela Dra. Iara, que realizou avaliações e também solicitou todos os exames necessários que irão apontar se Adriana está mesmo preparada para submeter-se à realização do procedimento cirúrgico. O retorno da paciente a Marília está previsto para acontecer no final do mês de setembro e, se tudo correr bem, a cirurgia poderá ser realizada ainda este ano.

EXPECTATIVA
Questionada sobre a expectativa, ela afirma estar muito confiante e decidida em ir até o final. "Estou muito decidida e confiante para a realização do procedimento. Já estou me sentindo bem melhor e depois da cirurgia, se Deus quiser, vou melhorar muito mais." relata a servidora demonstrando muito otimismo.

GRATIDÃO
Para finalizar, Adriana agradeceu a todos os profissionais que a auxiliaram durante o processo. "Eu gostaria de agradecer todos que me ajudaram a chegar até aqui. Ao José Pedro pelas orientações, a doutora Mariza por me ajudar na parte de nutrição e também a doutora Andréia pela assistência. Não poderia me esquecer de agradecer ao pessoal da Academia Fort`s Fitness pelo suporte que me forneceram durante esses 6 primeiros meses.", disse Adriana.

"Quero que eles saibam que foram extremamente fundamentais para que eu pudesse conseguir esses resultados. Sou muito grata pela paciência, competência, carinho e o profissionalismo de todos. A todos o meu muito obrigado, de coração.", finalizou. Nós do Portal AtaNews desejamos toda sorte para Adriana, além de parabenizá-la pelo esforço e pela sua força de vontade.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »