01/02/2019 às 15h45min - Atualizada em 01/02/2019 às 15h45min

Salmourão registra primeira participação no Programa de Cirurgias Bariátricas do Estado de São Paulo

Trabalho de diversos profissionais nas áreas de nutrição, educação física e psicologia foram essenciais para o processo de preparação

Lucas Reis, especial para o AtaNews
A servidora Adriana Agustinho, que aparece na foto segurando o envelope, foi a primeira paciente de Salmourão a participar do Programa - Foto: Andreia Martins
A servidora pública municipal Adriana Agustinho, foi a primeira paciente de Salmourão a participar do Programa de Cirurgias Bariátricas do Estado de São Paulo após realizar sua inscrição no programa e ser chamada para iniciar o procedimento de realização da cirurgia. Um dos passos para Adriana poder realizar o procedimento cirúrgico era eliminar 10% do seu peso atual. Nesta sexta-feira (1), a paciente foi até a cidade de Marília para avaliações e realização de exames pré-cirúrgicos.

Todo o procedimento vai além da realização da cirurgia e conta também com acompanhamento de profissionais na área de psicologia, educação física e também de nutrição. Após a cirurgia, o paciente recebe também o devido tratamento estético pós-cirúrgico, que é a cirurgia plástica para retirada do excesso de pele que se forma com a rápida redução de peso. O processo é totalmente gratuito com custeio realizado pelo Estado.

O Portal de Notícias AtaNews conversou com três dos profissionais que auxiliaram a paciente durante o procedimento, sendo eles, a Psicóloga Andréia Martins, a Nutricionista Mariza Piovesana e o Preparador Físico José Pedro dos Santos.

Preparação Física (Exercícios)

O Preparador Físico José Pedro dos Santos, da cidade de Osvaldo Cruz, foi quem auxiliou Adriana com dicas sobre a realização de atividades físicas. Além da tipificação das atividades, o profissional também orientou a paciente sobre as formas e o aspecto quantitativo com que as mesmas deveriam ser realizadas. José Pedro afirma também estar muito feliz em ter tido a oportunidade de auxiliar Adriana durante a preparação para realização da cirurgia.

Preparação Alimentar (Nutrição)

Conversamos também com a Nutricionista Mariza Piovesana, que foi a responsável por orientar a paciente sobre saúde e reeducação alimentar. A nutricionista explica que durante todo o acompanhamento, o objetivo do trabalho era certificar-se de que Adriana passasse a optar por alimentos mais saudáveis, reduzir o consumo dos alimentos que atrapalham na perda de peso e também eliminar da dieta alguns tipos de alimentos como é o caso dos doces, por exemplo.

Preparação Mental (Psicologia)

Por último, a reportagem do Portal de Notícias AtaNews esteve em contato com a Psicóloga Andréia Martins, que foi a responsável por ajudar Adriana a passar pela preparação psicológica. A preparação realizada pela Psicóloga consistiu em fazer com que a paciente pudesse mudar seu comportamento, sinalizando e conscientizando que a obesidade é uma porta de entrada para diversos outros problemas de saúde como hipertensão arterial, acúmulo de gordura no fígado e diabetes entre outros.

A Psicóloga também ressalta a importância da realização do trabalho em grupo, pois um participante ajuda o outro com a troca de experiências e o encorajamento para expor dificuldades durante o tratamento. "Nós temos que garantir que essa mudança de comportamento realmente aconteceu, senão a cirurgia será em vão. É importante que as pessoas que participam do programa se conscientizem de que a mudança comportamental é a chave para que realmente ocorra a mudança de vida do paciente.", explica a profissional.

"Quando trabalhamos com essas pessoas, um dos problemas enfrentados é o índice de desistência dos participantes, mas em Salmourão tivemos um bom índice de permanência e a Adriana foi uma delas.", destaca a psicóloga que mostra-se feliz com os resultados obtidos em relação ao trabalho feito com Adriana.

Andréia salienta ainda que o próprio processo de preparação já traz diversos benefícios ao paciente, pois durante o processo de perda de peso, problemas como diabetes e hipertensão, na maioria das vezes são resolvidos graças ao efeito positivo da reeducação alimentar, feita pela nutricionista; da realização das atividades físicas, assistida pelo preparador físico e a mudança de comportamento, acompanhada pela psicóloga. 



 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »