AtaNews Publicidade 728x90
31/01/2019 às 15h42min - Atualizada em 31/01/2019 às 15h42min

Novo decreto do Governo tornará CPF “chave universal” para uso de serviços públicos

Paulo Guedes pretende criar uma integração através de plataformas digitais

MBL NEWS
Um novo decreto da equipe econômica do governo irá permitir que o CPF se torne uma “chave universal” para que os brasileiros usem serviços públicos federais.

Paulo Uebel, secretário de Desburocratização, diz que a intenção é facilitar a concessão e prestação de serviços públicos. Com a mudança, não será preciso utilizar diversos números cadastrais. “O CPF vai ser uma espécie de chave universal. O cidadão poderá usar outros números – o governo que não poderá exigir. A ideia é simplificar e desburocratizar a vida das pessoas”.

Ministro da Economia, Paulo Guedes pretende criar uma integração através de plataformas digitais, economizando dinheiro e otimizando os serviços. A medida será uma solução para uma burocracia que atrapalha a utilização dos serviços públicos hoje. Há muitas informações fragmentadas em diferentes bases de dados, além de dados duplicados e inconsistentes, que também facilita que aconteçam irregularidades.

Algumas mudanças objetivas apresentadas por Uebel são: se o cidadão vai ao INSS, não precisará informar o número do NIS; se for à Caixa Econômica, não precisará apresentar o número do PIS; Caso tire a 2ª via da certidão de reservista, não precisará mais informar o número, apenas o CPF; e para realizar o cadastro único dos benefícios sociais, bastará informar o número do CPF

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »