AtaNews Publicidade 728x90
31/01/2019 às 14h18min - Atualizada em 31/01/2019 às 14h18min

Confira as regras e os prazos de inscrições no Prouni

Primeira etapa começa nesta quinta-feira (31). Ao todo, são 243.888 bolsas, maior oferta da história

Portal Brasil
Bolsas estão distribuídas entre 1.239 instituições privadas de educação superior - Foto: Arquivo/Agência Brasil
A partir desta quinta-feira (31), estudantes de todo o País podem se candidatar a uma das 243.888 bolsas ofertadas por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site do programa até 3 de fevereiro. Ao todo, são 116.813 bolsas integrais e 127.075 parciais, distribuídas em 1.239 instituições privadas de educação superior. Trata-se da maior oferta desde que o Prouni foi criado, em 2004.

Para concorrer a uma das bolsas, é preciso ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas, além de não ter zerado a redação. As bolsas integrais são concedidas somente aos candidatos que comprovarem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Já as parciais, de 50%, são ofertadas aos alunos com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Além do desempenho no Enem e da renda familiar, o candidato deve atender a pelo menos um dos seguintes requisitos:

- ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
- ter cursado o ensino médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola;
- ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
- ser pessoa com deficiência;
- ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura (nesses casos, não há requisitos de renda).


Inscrições
No momento da inscrição, os concorrentes devem escolher, por ordem de preferência, até duas opções de cursos que podem ser na mesma ou em instituições de ensino diferentes. Estudantes com deficiência ou que se autodeclararem indígenas, pretos ou pardos podem optar por concorrer a bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas.

Datas importantes
Os candidatos devem ficar atentos às principais datas do processo seletivo. Após as inscrições, o resultado dos pré-aprovados em primeira chamada será divulgado em 6 de fevereiro. Os estudantes selecionados nessa etapa devem comparecer às instituições de ensino escolhidas, no período de 6 a 14 de fevereiro, para apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição. O resultado da avaliação documental será comunicado entre 6 e 18 de fevereiro.

Os estudantes que não foram selecionados devem continuar atentos, já que o resultado da segunda chamada da seleção será divulgado em 20 de fevereiro. Deste dia até 27 de fevereiro, eles deverão comprovar as informações junto às instituições de ensino. O resultado estará disponível no sistema do Prouni entre 20 de fevereiro e 1º de março.

Quem não for aprovado em nenhuma das duas chamadas ainda tem chances. Para isso, é preciso manifestar interesse de participar da lista de espera, nos dias 7 e 8 de março. A relação dos candidatos contemplados nesta etapa estará disponível no dia 11 do mesmo mês. Em 12 e 13 de março, será a vez desses estudantes comparecerem às instituições de ensino para apresentar a documentação exigida.

Cronograma do Prouni 2019/1

Cronograma do Prouni 2019/1


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »