AtaNews Publicidade 728x90
30/01/2019 às 13h36min - Atualizada em 30/01/2019 às 13h36min

Bombeiros sofrem intoxicações por lama de Brumadinho

Yah Notícias
Foto: Fernando Moreno/Futura Press
Alguns militares do Corpo de Bombeiros apresentaram sintomas como náuseas e vômitos. 
Bombeiros que atuam nas operações de resgate em meio à lama proveniente do rompimento da barragem do Córrego Feijão, em Brumadinho (MG), apresentaram sintomas de intoxicação. Foi confirmada pelo coordenador-adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, tenente-coronel Flavio Godinho.

Alguns militares tiveram náuseas e vômitos, e precisaram abandonar os trabalhos de busca e salvamento. Segundo o tenente-coronel, que não precisou o número de bombeiros com o quadro de mal-estar, todos estão recebendo o apoio das equipes de saúde. Ele afirmou que esse cenário já era esperado, uma vez que a lama tem na composição elementos químicos usados no processamento do minério, e que não haverá prejuízos na programação de busca e resgate às vítimas.

Até agora, são contabilizados 65 mortos e 279 pessoas desaparecidas.

A gerente executiva de gestão ambiental da Vale, Gleuza Jesué, afirmou que a empresa está fazendo uma análise laboratorial do rejeito despejado pela companhia para saber se o material representa um risco para saúde. O resultado, segundo a previsão de Gleuza, deve ficar pronto em 15 dias.

LAMA NO SÃO FRANCISCO
O lamaçal da barragem estourada em Brumadinho deverá chegar entre os dias 15 e 20 de fevereiro no Rio São Francisco, na altura da Usina Hidroelétrica de Três Marias, em São Gonçalo do Abaeté (MG). A previsão foi dada em um boletim divulgado na terça-feira (29) pelo Serviço Geológico do Brasil, estatal vinculada ao Ministério de Minas e Energia.

O órgão deverá lançar um boletim por dia atualizando a situação da água turva que escoa pelo Rio Paraopeba, um dos principais afluentes do São Francisco. Conforme divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil, o composto de água com lama se desloca a uma velocidade de 1km/h e deverá chegar nesta terça na região de São José de Varginha.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »