AtaNews Publicidade 728x90
28/01/2019 às 15h15min - Atualizada em 28/01/2019 às 15h15min

Birigui encerra ciclo de resultado negativo e fecha 2018 com saldo positivo na geração de empregos

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Birigui teve um saldo positivo na geração de empregos formais em 2018, encerrando um ciclo de resultados negativos para o acumulado do ano iniciado em 2013. Em todo ano passado a cidade teve 13.849 contratações ante 13.679 demissões, gerando saldo de 170 postos, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia.

Os dados foram avaliados pelo Observatório de Inteligência Econômica da Sedecti (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação). Conforme a pasta, ao longo de 2018 houve uma diversificação das atividades econômicas na geração do saldo positivo no mercado de trabalho, com destaque para os setores de serviços, comércio e construção civil.

O resultado do mercado de trabalho é comemorado pelo prefeito Cristiano Salmeirão, haja vista que vem ao encontro de um dos principais objetivos da administração municipal, que é a geração de emprego e renda na cidade. Neste sentido, o governo municipal vem implementando, por meio da Sedecti, várias ações e projetos para favorecer o desenvolvimento econômico local.

SETORES

O setor de serviços apresentou um saldo positivo de 726 postos de trabalho, seguido pelo comércio com 195 e a construção civil com 147. Destaca-se que a indústria apresentou resultado negativo em decorrência da crise econômica brasileira que ainda impacta o setor industrial, em especial, o setor calçadista. Desta forma, a indústria encerrou o ano com saldo negativo de 936 postos de trabalho.

Todavia, as expectativas para 2019 são positivas, pois é esperado um crescimento de aproximadamente 2,5% da economia, interrompendo a fase negativa da indústria. Nesse contexto, a expectativa para a empregabilidade na cidade são muito favoráveis, pois o município terá todos os seus setores produtivos apresentando resultados positivos ao longo do ano.

O secretário da Sedecti, Nelson Giardino, destaca que desde o início da gestão, seguindo as diretrizes do plano de desenvolvimento econômico do prefeito Salmeirão, a pasta tem atuado no desenvolvimento dos segmentos do comércio, serviços, indústria e agronegócio, além de apoiar os pequenos negócios, como os MEIs (Microempreendedores Individuais).

“A Sedecti também criou leis de incentivo para os setores tradicionais e de tecnologia e tem atuado na divulgação da cidade para os agentes econômicos locais e investidores, através da publicação do Guia do Investidor. Outro ponto importante foi a facilitação do processo de abertura de empresas na cidade; a inauguração do 2º Distrito Industrial e o apoio as cadeias produtivas locais”, completou.

OBSERVATÓRIO

O Observatório de Inteligência Econômica é um projeto da Sedecti que realiza estudos, pesquisas econômicas e acompanha a evolução dos indicadores econômicos da cidade. O objetivo é suprir as demandas de informações e conhecimento dos agentes econômicos e subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas a geração de emprego, renda e do desenvolvimento local.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »