AtaNews Publicidade 728x90
23/01/2019 às 14h26min - Atualizada em 23/01/2019 às 14h26min

O que é fator encolhimento? Saiba como reduzir o efeito nos cabelos crespos e cacheados

Você sabe o que é o fator encolhimento?

Beleza extraordinária
Foto: Reprodução
O fator encolhimento é muito comum entre as mulheres cacheadas e crespas e, se você tem esse tipo de fio, provavelmente já tem suas técnicas para driblar a questão e deixar o cabelo mais longo. Mas, afinal, você sabe o que é o fator encolhimento e por que ele acontece? 

Se você faz parte do grupo que não conhece as causas do encolhimento, essa matéria vai tirar todas as suas dúvidas. Vem conhecer mais sobre o efeito tão conhecido das crespas e cacheadas e conferir algumas dicas para evitar.

Resultado de imagem para O QUE É FATOR ENCOLHIMENTO

Resultado de imagem para O QUE É FATOR ENCOLHIMENTO



O que é o fator encolhimento?

Sabe aquela sensação de que os cabelos cacheados ou crespos demoram a crescer e não conseguem ficar muito compridos? Na maioria das vezes isso não é verdade, é apenas uma impressão causada pelo fator encolhimento. O que acontece é que os cabelos crespos e cacheados não crescem diretamente para baixo - eles fazem cachos ou ziguezague, para dar o formato do fio.

Quando você lava o cabelo, ele fica um pouco mais aberto, mostrando o real comprimento do fio. Mas, depois de secar, ele volta a ficar mais curvado - parecendo ter encolhido. E quanto mais fechados forem seus cachos, maior será o efeito encolhimento.

Aprenda a driblar o fator encolhimento (Foto: Instagram @tolaniav)

Aprenda a driblar o fator encolhimento (Foto: Instagram @tolaniav)



Como reduzir o encolhimento dos fios?

Se você prefere usar o cabelo mais comprido e quer reduzir o fator encolhimento nas suas madeixas, temos uma boa notícia: dá para fazer isso sem precisar ter muito trabalho.

A fitagem é um dos métodos mais conhecidos para diminuir o encolhimento dos fios. Mas, para isso, ela tem uma pequena diferença da fitagem normal. O que muda é que depois de dividir o cabelo em mechas, você aplica o creme fazendo a fitagem mas não amassa os cachinhos no final. Assim, você evita que eles encolham depois de secar.

Também é uma boa ideia usar os dedos para soltar o cabelo bem próximo à raiz, o que faz os fios ficarem mais leves e soltinhos.

Você sabe o que é o fator encolhimento? (Foto: Instagram @abyxo)

Você sabe o que é o fator encolhimento? (Foto: Instagram @abyxo)



Você também pode usar o secador para diminuir o encolhimento

Para quem não abre mão do secador na hora de finalizar as madeixas, a ferramenta também pode ser usada contra o fator encolhimento.

O processo é bem simples: é só secar normalmente até os fios ficarem apenas úmidos - sempre usando um protetor térmico, é claro. Depois, vá passando os dedos entre as mechas, deixando-as bem separadinhas. Isso vai evitar que o cabelo cacheado ou crespo encolha mais do que o necessário para ficar no formato característico desse tipo de fio. Não se esqueça de caprichar na nuca, região que costuma encolher mais que o restante do cabelo.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »