AtaNews Publicidade 728x90
22/01/2019 às 17h10min - Atualizada em 22/01/2019 às 17h10min

GUIA DO IPVA 2019: DATAS E VALORES

Confira todas as datas para o pagamento do imposto no próximo ano

Auto Esporte
O início do ano também traz contas. Cobrado sempre no primeiro mês do ano, os motoristas mais uma vez têm de encarar o Imposto sobre Propriedade Veicular Automotiva (IPVA). Saiba como será feita a cobrança no próximo ano.

O imposto pode ser dividido em até 3 vezes, com parcelas distribuídas entre os meses de janeiro e março. O contribuinte também pode optar por pagar em uma única parcela com desconto. Junto com o pagamento do IPVA, também é cobrado o seguro veicular DPVAT, que também pode ser parcelado em até três vezes. Vale lembrar que o custo do DPVAT vai diminuir em 2019.

O valor do IPVA é baseado em uma alíquota diferente em cada estado. As taxas variam de 0,5% a 4% sobre o valor venal do veículo, que é determinado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Os estados de São Paulo e Minas Gerais têm a maior porcentagem do imposto, chegando a 4% de alíquota. Em São Paulo, carros superesportivos chegam a ter IPVA de quase R$ 160 mil.



SÃO PAULO 

Como pagar
Você pode pagar o imposto através de qualquer banco credenciado, como no Banco do Brasil e Bradesco, por exemplo. Os boletos, por sua vez, são emitidos através do site da Secretaria de cada estado.

Vale lembrar que quem optar por pagar o IPVA à vista em janeiro terá desconto no imposto. A redução varia de 3% em São Paulo a 10% no Acre e em Alagoas, por exemplo. Também é possível parcelar o valor total do IPVA em até 3 vezes.

IPVA vencido
Quando o pagamento não é registrado dentro do período determinado, há uma multa diária. Em São Paulo, por exemplo, a multa é de 0,33% por dia, e após o prazo de 60 dias, é fixada em 20% do valor do imposto.

Caso o motorista continue inadimplente após essa data, a multa será de 40% do valor do imposto e seu nome será enviado ao Cadin estadual e isso também pode impossibilitar o licenciamento do veículo.

Isenções
Alguns estados concedem isenção do imposto para carros com mais de 20 anos de fabricação. Há também isenção para veículos acima de 15 anos, como Alagoas.

Além disso, pessoas com deficiência e determinadas categorias, como taxistas, igrejas, entidades sem fins lucrativos, veículos oficiais e ônibus/micro-ônibus urbanos são isentos do pagamento.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »