AtaNews Publicidade 728x90
22/01/2019 às 14h40min - Atualizada em 22/01/2019 às 14h40min

Resíduos sólidos urbanos são tema de palestra em Araçatuba

Evento promovido pela AEAN teve o objetivo de mostrar que é possível praticar a sustentabilidade nos canteiros de obras e faz parte da campanha "Uma Maneira Legal de Encher o Saco"

Karoline Verri Nunes
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A AEAN (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste) reuniu na última sexta-feira (18), em sua sede, 60 profissionais do setor da construção civil para a palestra: "Resíduos Sólidos Urbanos: Exemplos de Gerenciamento e Soluções", ministrada pelo engenheiro agrônomo William Portela. O evento foi uma das ações programadas pela entidade como parte da campanha "Uma Maneira Legal de Encher o Saco", que tem o objetivo orientar sobre o que pode ou não ser reciclado no canteiro de obras. Outra intenção é conscientizar a população a separar o lixo seco do lixo úmido, já que, com a coleta seletiva implantada em toda a cidade, é possível aumentar a vida útil do aterro sanitário municipal.
 
"A cidade recebeu alvará para operar o aterro por mais cinco anos. Se conseguirmos separar o material reciclado, a vida útil do equipamento tende a aumentar, sem contar que o reciclado é encaminhado para duas cooperativas, gerando emprego e diminuindo a poluição. Ou seja, são muitos os benefícios da reciclagem", afirma o presidente da AEAN, Petrônio Pereira Lima.
 
Vários assuntos relacionados ao tema foram abordados na palestra, como resíduos de construção civil, resíduos recicláveis de grandes e pequenos geradores, aterro sanitário, pontos de entrega voluntária, reciclagem de matéria orgânica com uso de minhocas californianas e a apresentação de cases de projetos ambientais implantados na região do Vale do Paraíba. "Todo e qualquer projeto relativo ao tratamento de lixo é fundamental, e o fato de uma associação como a AEAN se envolver com o tema é prova do valor dado à causa. Nós, engenheiros, somos grandes atores no processo de redução, reuso e reciclagem desse material", comentou Portela.
 
Tipos de Resíduos da Construção Civil (RCC)

Resíduos da construção civil (RCC) são quaisquer materiais utilizados em uma obra e considerados lixos por não terem mais utilização na aplicação a qual foi designada. Esses resíduos precisam ser tratados de maneira adequada para que possam ser reciclados e reutilizados ou descartados. Os resíduos em uma construção podem ser gerados pelos próprios métodos de execução de um serviço ou por algum tipo de demolição.
 
A classificação do lixo da construção civil é dividida pelos tipos de materiais utilizados na execução dos serviços de uma obra. Os tipos de resíduos são classificados de acordo com a resolução no 307/2002, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).



AEAN
 
A AEAN atua para que os atuais sócios, e os futuros profissionais, possam estar cada vez mais capacitados e atentos às novidades da área tecnológica. Outra preocupação é com a conduta ética dos profissionais, cobrada pelo sistema CONFEA/CREA. É imprescindível prestar um serviço de qualidade e bom desempenho para a sociedade. A entidade foi fundada em 1965, e está localizada na avenida Antônio Pavan, 75, no bairro Icaray, em Araçatuba (SP).


 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »