AtaNews Publicidade 728x90
15/01/2019 às 14h36min - Atualizada em 15/01/2019 às 14h36min

Confira dicas para deixar sua casa pronta para o verão

Veja como dar um frescor à decoração na estação mais quente do ano

Revista Zapimóveis
Foto: Shutterstock
Verão vai além do calor, é quando a vida fica mais livre, simples e descontraída. A arquiteta Paula Passos, do escritório Dantas & Passos Arquitetura, afirma que a estação pede ambientes coloridos, iluminados, frescos e despojados. Ela acredita que algumas opções de decoração podem evitar que o morador seja refém do ar-condicionado, sem grandes reformas.

“Para não ter que reformar sofás, peças maiores e mais caras, uma ideia é fazer capas em tecidos claros, como sarja pré-encolhida, que podem até ser lavadas em casa. Poltronas ou cadeiras menores também podem ganhar novos revestimentos, com tecidos leves”.O arquiteto Renato Andrade, do escritório Andrade & Mello Arquitetura, diz que como a época é mais festiva, pede flores e vasos. “A ideia é apostar em cores vivas na decoração para aumentar a energia e o astral. Podemos substituir um banco por uma rede, trazendo uma sensação praiana para dentro de casa”, opina.

Na decoração da casa de praia, a arquiteta Ana Luisa Prévide gosta do uso da fibra sintética e natural, cores com tonalidades off white, objetos em madeira e tudo que remeta à tropicalidade. “Sugiro optar por tecidos 100% nylon, que tenham toque suave e que não manchem”, diz ela.

A arquiteta Erika Mello explica que é importante ter atenção à pintura. Em áreas externas, cores claras refletem os raios solares, enquanto as mais escuras retém o sol, mantendo calor. “Mas no interior, tudo são sensações. Cores claras dão a sensação de frescor e tranquilidade. Funcionalmente, do ponto de vista térmico, não têm eficiência”.

Iluminação
As lâmpadas de LED têm tecnologia que reduz o calor com baixo consumo de energia, são excelentes sempre, principalmente em dias mais quentes, diz Ana Luisa Prévide. “Para dar um realce na decoração, hoje temos as fitas de LED que são muito usadas nas sancas embutidas na decoração ou até mesmo em áreas externas, como dentro de piscinas”.

Se você não tem dinheiro sobrando para trocar tudo por LED na sua casa, Paula Passos sugere as fluorescentes, no lugar de halógenas e incandescentes. Para não mexer no forro de gesso, deixe as luminárias embutidas desligadas e acrescente outras de coluna no piso. “Ligadas em tomadas, para substituir com luz indireta em LED”.

Tapetes, capas e cortinas
Erika acha que esses itens são importantes na decoração, mas nessa época do ano fica mais complicado manter. “No calor, alguns tecidos vão atrapalhar. Quando se trata de cortinas, os tecidos leves permitem um frescor. Vale tirar os tapetes, deixa o espaço mais fresco por conta do piso livre”.



Ana ensina: o melhor é usar tecidos fáceis de lavar, estampas que remetam a temas tropicais, como florais, e fibras. “As capas de sofás em sarja são fáceis de limpar. Cortinas com tecidos moles e leves, recomendo 100% nylon. E tapetes temos hoje com base de borracha prensada que imitam tramas perfeitamente e materiais sintéticos”.

Plantas
Paula não tem dúvida de que a natureza ajuda a equilibrar o ambiente. Para a arquiteta, ter plantas em casa é um hábito que cresce a cada dia, e que é sempre bem-vindo. Elas deixam o imóvel com uma cara mais bonita e saudável.



“Para que as plantas refresquem a casa, precisamos ter um volume significativo. Uma planta só não faz verão. Conjuntos de vasos são interessantes, ou criar um jardim vertical. A umidade do ar aumenta com maior volume de vegetação e o ambiente fica mais fresco”.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »