AtaNews Publicidade 728x90
09/01/2019 às 09h15min - Atualizada em 09/01/2019 às 09h15min

Orgulho nacional: cientistas brasileiros descobrem como prevenir Alzheimer

Cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro descobriram um caminho para prevenir e possivelmente tratar o Alzheimer.

MBL News
Foto: Divulgação
Alzhmeimer é uma doença neurodegenerativa que avança no mundo à medida que a população envelhece.

Não há cura para a doença ainda, mas os cientistas da UFRJ descobriram que irisina, hormônio produzido quando realizamos atividade física, protege o cérebro e restaura a memória afetada pelo Alzheimer.

“Ainda não sabemos a dose certa de exercício (para que haja esse efeito). Mas ele certamente é fundamental para o metabolismo do cérebro e das doenças provenientes do desequilíbrio deste, como o Alzheimer. Temos que caminhar, nadar, pedalar ou correr. O tipo de exercício não importa. O fundamental é se exercitar, sempre, tornar isso parte da vida, rotina. Não é fácil, mas compensa”, afirma Fernanda de Felice, uma das coordenadoras do estudo conduzido pelos institutos de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis e de Biofísica Carlos Chagas Filho, ambos da UFRJ, e da Queen’s University, no Canadá.
 
O estudo começou com a descoberta de que há menos irisina em pessoas com Alzheimer, conforme estudo feito em tecidos do cérebro de pessoas com a doença.

Outra parte do estudo passou por camundongos geneticamente alterados para desenvolver a doença. Quando os animais recebiam irisina, a memória era recuperada.

Então os cientistas modificaram os camundongos mais uma vez para se tornarem insensíveis à irisina. A injeção do hormônio então passou a ser inútil para a recuperação da memória dos roedores.

Agora, os cientistas vão tentar pesquisas quanto de atividade física um humano deve fazer durante sua vida para ficar seguro do Alzheimer.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »