AtaNews Publicidade 728x90
09/01/2019 às 09h03min - Atualizada em 09/01/2019 às 09h03min

Por que você deveria se preocupar com a sua postura em frente ao computador

Além dos ombros e da coluna, preste atenção ao seu pescoço.

Ana Beatriz Rosa
Huff Post
Fique atento à sua postura em frente ao computador, em casa ou no trabalho. ( Foto: Divulgação)
Corpo inclinado para frente, olhos cerrados e bem próximos à tela, pescoço tensionado, pernas dormentes e coluna dolorida. Só quem trabalha muitas horas em frente ao computador conhece os malefícios de esquecer da sua própria postura e entrar no piloto automático.

Em um estudo recente publicado na revista Biofeedback, especialistas da Universidade Estadual de São Francisco explicaram como uma postura ruim pode impactar em nossa saúde. De acordo com a pesquisa, é preciso prestar atenção, sobretudo, ao pescoço.

Os pesquisadores observaram que o posicionamento do pescoço tem outras conseqüências além da tensão muscular, como a fadiga, dores de cabeça, falta de concentração e risco a longo prazo de lesões nas vértebras.

"Quando sua postura é esticada e ereta, os músculos das costas podem facilmente suportar o peso de sua cabeça e pescoço", explicou Erik Peper, um dos coordenadores da pesquisa ao Medical Daily.

"Mas quando sua cabeça se projeta para a frente, seu pescoço funciona como uma alavanca que precisa levantar um objeto pesado. E isso faz que o peso muscular de sua cabeça e pescoço seja muito maior. Não é nenhuma surpresa que as pessoas ficam com pescoço rígido e dores no ombro e nas costas no fim do dia", acrescentou.

Ou seja: se você costuma reclamar de dor no pescoço, você precisa examinar melhor a sua postura.

Embora isso seja mais óbvio para quem passa a maior parte do dia sentado, esses problemas podem acabar ocorrendo com qualquer pessoa que faz muito uso de telas.

Por exemplo, um estudo feito no ano passado analisou o "pescoço de iPad". A pesquisa demonstrou como problemas de torcicolo têm mais a ver com a má postura do que com o tempo em que o indivíduo passa usando o dispositivo.

Para evitar dores e desconfortos, certifique-se de que seus ombros estejam relaxados e não apenas curvados. Outra dica importante é que a sua cabeça deve ser capaz de ficar reta ao olhar para a tela do computador, e não inclinada para baixo. Talvez você precise ajustar o seu monitor ou até mesmo a altura da sua cadeira para garantir isso. Por fim, seus pulsos e antebraços devem estar sempre paralelos ao chão.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »