AtaNews Publicidade 728x90
08/01/2019 às 10h56min - Atualizada em 08/01/2019 às 10h56min

Saúde de Buritama tem trabalho reconhecido no combate aos escorpiões em São Paulo

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
O trabalho realizado pela Divisão de Vigilâncias foi reconhecido pela SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias) e apresentado em São Paulo durante reunião com representantes dos municípios do estado. A intensificação na ação, que ocorre durante todo ano, repercutiu positivamente na capital. As ações de combate aos escorpiões foram intensificados em Buritama nos últimos dois anos. A mobilização acontece durante o dia com a intensificação da busca ativa nos bairros e trabalho no período noturno com uso de equipamentos de ultravioleta.

Os escorpiões capturados são recolhidos por profissionais treinados que também buscam conscientizar a população a respeito dos cuidados necessários com reforço das agentes comunitárias de saúde durante as visitas nos bairros.  Em 2018, ocorreram 74 acidentes na cidade e as notificações diminuíram em relação a 2017 que contabilizou 84 picadas na zona urbana.

Para o combate dos escorpiões, a Departamento de Saúde criou uma equipe exclusiva para os trabalhos noturnos. Segundo dados da Divisão de Vigilância, foram 111 dias com intensificação à noite e 240 durante o dia, com 13 ações nos sábados. O trabalho contou com um mapeamento dividido por cores para sinalizar bairros com maior ocorrência de acidentes com escorpião.

De acordo com o Agente de Saneamento, Luiz Carlos Dias, com base nas reclamações, os profissionais realizaram busca ativa em um raio de 100 metros, próximo a residência notificada. No ano passado foram visitadas 5.607 locais, entre casas, comércios, terrenos e construções, com 242 notificações de irregularidades, do total, 15 processos administrativos foram instaurados e 3 com pagamento de multas. Nas ações realizadas, os profissionais capturaram 1.117 escorpiões vivos durante o trabalho de busca ativa.

“Durante todo o ano também realizamos trabalho de conscientização com entrega de mais de 5 mil panfletos nas ações de busca ativa e mais de 3 mil no trabalho educativo dentro das escolas”, enfatizou Luiz que salientou também que no último ano aconteceu três dedetizações e desratizações na cidade, o que ajuda a diminuir o principal alimento do escorpião que, é a barata. “Esclarecemos que o controle de escorpiões por meio de produtos químicos não tem eficácia garantida e pode provocar danos. A recomendação é que os moradores redobrem a atenção e mantenham as residências limpas”, encerrou.

Avalie sua residência

- Telas e ralos nas áreas internas e externas;
- Vedar frestas nas paredes, janelas, portas e piso;
- Instalar tampa em pontos de luz e caixas de fiação;
- Rebocar paredes e muros;
- Limpar e organizar depósito de materiais;
- Controlar a presença de baratas e outros insetos;
- Acondicionar bem alimentos e o lixo da casa;
- Providenciar limpeza de terrenos, quintas e jardins;
- Recompor tampas de caixas de gordura e de passagem;
- Retirar entulhos, pedras, madeira ou tijolos acumulados.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »