AtaNews Publicidade 728x90
07/01/2019 às 15h01min - Atualizada em 07/01/2019 às 15h01min

Grupo Pandora de Teatro celebra 15 anos e inicia grande Mostra de Repertório em Perus!

A partir de 11 de janeiro, o Grupo Pandora de Teatro convida o público para uma viagem no tempo e na história do grupo que celebra 15 anos em 2019. Serão apresentados quatro espetáculos diferentes sempre com entrada gratuita!

Luciana Gandelini
Assessoria de Imprensa
Foto: Fabia Pierangeli
Grupo Pandora inicia Mostra de Repertório no CEU Perus e na Ocupação Artística Canhoba
 
De 11 de janeiro à 02 de março de 2019 o Grupo Pandora de Teatro realiza uma grande Mostra de Repertório em Perus celebrando 15 anos de trajetória e convidando o público para uma viagem no tempo e na história.
 
Serão apresentados quatro espetáculos do repertório do grupo: Relicário de Concreto (2013), Ricardo III Não terá lugar ou Cenas da Vida de Meierhold (2015), Nomes Para Furacões (2017) e COMUM (2018). Com entrada gratuita, as apresentações acontecerão em dois lugares diferentes: CEU Perus e Ocupação Artística Canhoba - Cine Teatro Pandora.
 
Através desta Mostra de Repertório, o Grupo Pandora explora a possibilidade de apresentar parte de sua história construída ao longo de 15 anos. Os quatro espetáculos que compõem a mostra salientam aspectos relevantes da trajetória do grupo e contam sua história, através de seus processos criativos e encenações. 
 
"Relicário de Concreto" e "COMUM" são montagens criadas a partir de fatos históricos do bairro de Perus, que evidenciam histórias de resistência e a pesquisa do grupo que relaciona Teatro, Memória e Território.
 
Os espetáculos "Ricardo III não terá lugar ou cenas da vida de Meierhold" e "Nomes para Furacões" propõem em suas narrativas elementos que escapam da lógica do real. Traduzem a crueza da realidade de forma onírica, friccionando fatos reais com jogos de sonho e abordam vestígios do Teatro do Absurdo em dramaturgias contemporâneas.
 
Um dos espaços que receberá a Mostra de Repertório é a Ocupação Artística Canhoba – Cine Teatro Pandora. O espaço, que atualmente é gerido pelo Grupo Pandora de Teatro, foi construído em 2010 pela Prefeitura de São Paulo para abrigar um Ponto de Leitura da cidade. Porém a obra foi paralisada e o espaço nunca chegou a cumprir função social. Abandonado e degradado, acabou virando ponto de encontro de usuários de drogas, trazendo medo e incômodo para a população local.
 
Em Fevereiro de 2016, com a colaboração dos moradores e ajuda de diversos coletivos, o Grupo Pandora realizou a revitalização do espaço e o transformou em um polo cultural.
 
Desde a sua criação, o espaço estabeleceu uma grande conexão com o território que o cerca e com a população local, assim como o Grupo Pandora, que realiza um trabalho contínuo de pesquisa e criação teatral no bairro de Perus, formado predominantemente por moradores desta região.
 
A "Mostra de Repertório - Grupo Pandora de Teatro - 15 anos" faz parte do projeto "Reminiscências" contemplado pela 30ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo.
 
Mais informações em: www.facebook.com/grupopandora.deteatro
 
Grupo Pandora de Teatro - Mostra de Repertório - 15 anos - Programação PERUS:

Espetáculo: Nomes para Furacões (2017)

Sinopse:
Em uma cidade devastada pela guerra, Alice busca formas de salvar seu pai e de escaparem com vida da destruição. Em um looping temporal, exploram possibilidades de sobrevivência enquanto dois soldados tentam cumprir sua missão. "Nomes para Furacões" é um jogo cênico fragmentado, dinâmico e poético, um delírio sobre a crise humanitária de nosso tempo. Duração: 90 minutos - Indicação: Livre

Quando: 11 de janeiro de 2019 - sexta-feira - às 20h

12 de janeiro de 2019 - sábado - às 19h
18 de janeiro de 2019 - sexta-feira - às 20h
19 de janeiro de 2019 - sábado - às 19h

Local: Ocupação Artística Canhoba - Endereço: Rua Canhoba, 299 - Perus
 
Espetáculo: COMUM (2018)

Sinopse: Três histórias ligadas à descoberta de uma vala comum clandestina criada no período da Ditadura Militar Brasileira. A busca de um filho por informações de seus pais desaparecidos políticos. O dilema de dois coveiros encarregados da criação de uma vala. Uma jovem estudante que se aproxima do ativismo político. 1970/1990 épocas distintas se entrelaçam nos fragmentos dessas histórias e evidenciam causas e consequências. Inspirado na história da vala comum do Cemitério Dom Bosco no bairro de Perus, São Paulo/SP. Duração: 110 min - Faixa etária: 12 anos

Quando: 25 de janeiro de 2019 - sexta-feira - às 18h
26 de janeiro de 2019 - sábado - às 18h

Local: CEU Perus - Endereço: Rua Bernardo José Lorena, s/n - Perus

Quando: 01 de fevereiro de 2019 - sexta-feira - às 20h

02 de fevereiro de 2019 - sábado - às 19h
Local: Ocupação Artística Canhoba - Endereço: Rua Canhoba, 299 - Perus
 
Espetáculo: Relicário de Concreto (2013)

Sinopse: Espetáculo inspirado nas memórias dos trabalhadores da Fábrica de Cimento Portland Perus e na Greve dos Queixadas. Jovem procura emprego em uma fábrica de cimento, vê-se enredado por uma atmosfera de sonho e memória, onde cenas de um passado não muito distante irão misturar-se à suas angústias e preocupações modernas.  Passado e presente apresentam-se em uma única trajetória lírica, poética na qual a dualidade Queixada/Pelego é extrapolada em cenas e fragmentos de uma complexa rede de relações. Duração: 75 minutos - Indicação: Livre

Quando: 08 de fevereiro de 2019 - sexta-feira - às 20h

09 de fevereiro de 2019 - sábado - às 19h
15 de fevereiro de 2019 - sexta-feira - às 20h
16 de fevereiro de 2019 - sábado - às 19h

Local: Ocupação Artística Canhoba - Endereço: Rua Canhoba, 299 - Perus
 
Espetáculo: Ricardo III não terá lugar ou cenas da vida de Meierhold (2015)

Sinopse:
Um fuzilamento. Um ensaio de teatro. Um casal que conversa sobre a vida. Um filho que nasce. Uma peça censurada. Um chefe de Estado que prepara uma refeição aos artistas. Um ator com medo de interpretar o tirano "Ricardo III" de Shakespeare. Dramaturgia de Matéi Visniec inspirada no último pesadelo do encenador russo Vsévolod Meierhold antes de ser assassinado na prisão em 1940 por ordem do Generalíssimo, a peça trata da censura política, da vida de Meierhold e da força do teatro. Duração: 80 minutos - Indicação: Livre

Quando: 22 de fevereiro de 2019 - sexta-feira - às 20h

23 de fevereiro de 2019 - sábado - às 18h
01 de março de 2019 - sexta-feira - às 20h
02 de março de 2019 - sábado - às 18h

Local: CEU Perus - Endereço: Rua Bernardo José Lorena, s/n - Perus


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »