AtaNews Publicidade 728x90
28/12/2018 às 15h49min - Atualizada em 31/12/2018 às 07h00min

Diabetes: as respostas para as 5 dúvidas mais frequentes sobre a doença

BBC Brasil
Sentir-se muito cansado, constantemente com sede e com vontade de urinar além do normal são alguns dos sintomas da diabetes. ( Foto: Getty)
Estima-se que 422 milhões de pessoas no mundo inteiro sejam diabéticas, um número quatro vezes maior que o registrado 40 anos atrás, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, atualmente mais de 13 milhões vivem com a doença, o que representa 6,9% da população nacional, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes.

A doença ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente - o hormônio que controla a glicose no sangue e fornece energia ao organismo - ou quando o corpo não consegue mais utilizar de maneira eficaz a insulina que produz.

A glicose não é ruim. É o combustível de todas as células do corpo.

Mas, para serem capazes de usar essa glicose, os diversos tecidos do corpo precisam da ação da insulina.

As complicações da diabetes - em decorrência da deficiência desse hormônio - podem levar a ataques cardíacos, derrames, cegueira, insuficiência renal e à amputação do pé ou da perna.
 
Apesar dos riscos, muitos não sabem que têm a doença - e que ela pode ser prevenida com mudanças de estilo de vida.
 
1) Quais são os primeiros sintomas da diabetes? E em crianças?

"Normalmente, o médico avisa ao paciente que ele tem diabetes tipo 2 com base nos resultados de exames laboratoriais que medem o nível de glicose no sangue.

A maioria dos pacientes com diabetes tipo 2 não apresenta sintomas. Os sintomas são mais comuns em pacientes com diabetes tipo 1, quando os níveis de glicose permanecem muito altos por um longo período. Sede, fome, cansaço e urina em excesso, visão turva e perda de peso além do normal estão entre os sintomas que podem se desenvolver." - Victor Montori, endocrinologista e especialista em diabetes da Mayo Clinic, dos Estados Unidos.

"Nas crianças, o tipo mais frequente de diabetes é o 1. Os sintomas geralmente são mais intensos e aparecem em um intervalo de tempo mais curto: sede intensa, perda de peso, urina frequente, cansaço, não brincam a mesma energia, sonolência." - José Agustín Mesa Pérez, endocrinologista e presidente da Associação Latino-Americana de Diabetes.

"Nas últimas décadas, tivemos um aumento alarmante nos casos de diabetes tipo 2 em crianças e adolescentes, ligado ao aumento da obesidade e a estilos de vida sedentários." - Fabiana Vazquez, membro da Sociedade Argentina de Diabetes.
 
2) Quando o nível de açúcar no sangue é perigoso?

"Em jejum, o nível normal de açúcar no sangue é de 70 a 110 miligramas por decilitro (mg/dl). Após as refeições, esses valores aumentam, mas a insulina garante que eles voltem à faixa normal rapidamente (normalmente em duas horas). Valores superiores a 180 mg /dl mantidos por mais de duas horas são tóxicos para as células e, se repetidos muitas vezes, podem causar danos permanentes, especialmente nos rins, olhos, coração e nervos das pernas".

"A longo prazo, todo o organismo é afetado se os valores forem altos. Por esse motivo, as pessoas com diabetes devem ter glicose no sangue entre 70 e 180 mg / dl durante a maior parte do dia." - Fabiana Vazquez, membro da Sociedade Argentina de Diabetes.

"O paciente com diabetes tipo 2 pode começar a desidratar quando o nível de açúcar excede 200 mg/dl, mas pessoas sem qualquer outro problema de saúde podem manter níveis altos de açúcar sem maiores riscos. Quando o nível é muito alto, acima de 300 mg/dl, por exemplo, o risco é maior e requer atenção." - Victor Montori, endocrinologista especialista em diabetes na Mayo Clinic, dos Estados Unidos.

"Também é preciso falar sobre baixos níveis de glicose. Pessoas com diabetes, inclusive aquelas com algumas complicações, devem evitar ficar com valores de glicose abaixo de 70 mg/dl tanto em jejum quanto depois de comer." - José Agustín Mesa Pérez, endocrinologista e presidente da Associação Latino-Americana de Diabetes.

3) Quais são as diferenças das diabetes tipo 1 e 2?

"Na classificação da diabetes há quatro tipos, mas na prática ela se expressa como tipo 1 ou tipo 2. O 1 se apresenta geralmente em jovens com menos de 30 anos, magros e sem histórico de diabetes na família. Em geral, a doença se manifesta com sintomas agudos. A diabetes tipo 2 geralmente ocorre em adultos com mais de 40 anos de idade, muito relacionada ao sobrepeso ou à obesidade, com uma circunferência abdominal acima de 80 cm no caso das mulheres e de 90 cm nos homens. Também está associada a outros fatores de risco, como altos níveis de triglicerídeos, hipertensão arterial e gordura no fígado."- José Agustín Mesa Pérez, endocrinologista e presidente da Associação Latino-Americana de Diabetes.

"Na diabetes tipo 1, o uso adequado da insulina (uma tarefa trabalhosa e cara) oferece a esses pacientes a possibilidade de uma vida sem limitações. Os pacientes com diabetes tipo 2, por apresentar o tipo mais leve da doença, podem controlá-la bem com dieta, exercícios, controle de estresse e medicamentos (pílulas, injeções, insulina)." - Victor Montori, endocrinologista especialista em diabetes na Mayo Clinic, dos Estados Unidos.

4) A diabetes tem cura? Pode ser evitada?

"A diabetes não tem cura, mas, se bem controlada, a pessoa pode levar uma vida normal. Não há como saber quem terá diabetes 1, nem como evitá-la. A diabetes tipo 2, por outro lado, tem fatores desencadeantes muito claros, e pode ser evitada - ou retardada, no caso de pessoas com predisposição genética - mantendo-se um peso adequado, alimentação saudável e balanceada e fazendo exercícios físicos regularmente." - Fabiana Vazquez, membro da Sociedade Argentina de Diabetes.

"O transplante de pâncreas é uma alternativa agressiva que resolve em muitos casos a falta de insulina na diabetes tipo 1." - Victor Montori, endocrinologista especialista em diabetes na Mayo Clinic, dos Estados Unidos.

"Não há cura e é preciso ter muito cuidado com os mentirosos e charlatões que prometem isso. Mas é uma doença crônica perfeitamente controlável, e quanto mais cedo for diagnosticada e a redução dos fatores de risco intensamente trabalhada, outras complicações poderão ser evitadas."- José Agustín Mesa Pérez, endocrinologista e presidente da Associação Latino-Americana de Diabetes.

5) Quais alimentos causam diabetes?

"Nenhum. Não há comida que possa, por si só, levar ao desenvolvimento da diabetes. A confusão em torno dessa questão ocorre porque o homem pré-histórico precisava economizar energia para poder viver e ele conseguia isso por meio de mecanismos de economia de insulina. Mas com o passar do tempo e a alta disponibilidade de alimentos começamos a ter problemas: o consumo de excesso de energia impulsionado pelo desenvolvimento industrial. E já não eram alimentos naturais, mas alimentos enlatados para os quais a digestão não está preparada. Um excesso no depósito de calorias no tecido gorduroso, no fígado e em outras estruturas começou aumentar, resultando no desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes, obesidade, câncer etc." - José Agustín Mesa Pérez, endocrinologista e presidente da Associação Latino-Americana de Diabetes.

"O consumo adequado de legumes e verduras (crus e cozidos e de várias cores) e frutas pode ajudar a equilibrar a alimentação e a incorporar antioxidantes naturais que ajudam a prevenir a diabetes. Sabe-se que dietas ricas em gordura, especialmente se são de origem animal, bem como carboidratos simples (açúcares) e alimentos industrializados, estão relacionados a uma maior propensão de desenvolver a diabetes tipo 2. O excesso de comidas fast food e de lanches é um das causas da maior frequência com que detectamos diabetes tipo 2 em crianças." - Fabiana Vazquez, membro da Sociedade Argentina de Diabetes.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »